Arroz e feijão seguram valor da produção

Leia em 1min 30s

O Valor Bruto da Produção (VBP) das 20 principais lavouras do Brasil em 2010 será de R$ 160,5 bilhões, queda de 0,19% ante os R$ 160,8 milhões de 2009, de acordo com estimativa divulgada hoje pelo Ministério da Agricultura. A renda menor para o setor agrícola decorre principalmente da queda no VBP de culturas importantes, como milho, arroz e feijão, e do desempenho negativo na Região Centro-Oeste.

 

De acordo com o levantamento feito a partir dos dados de safra de maio - divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) -, a produção de milho deve gerar um valor bruto de R$ 15,2 bilhões em 2010, baixa de 10,51% sobre os R$ 16,98 bilhões obtidos com a produção em 2009. Já a queda no arroz será de 17,85% entre os anos, de R$ 8,95 bilhões para R$ 7,35 bilhões, e o VBP do feijão deve recuar 25,4%, para R$ 4,63 bilhões em 2010

 

A queda no VBP em 2010 só não será maior porque as duas principais culturas em geração de valor do País vão ter um ano de alta da receita, de acordo com o levantamento do Ministério da Agricultura. A principal, soja, deve ter aumento de 1,20% no VBP entre 2009 e 2010, de R$ 43,78 bilhões, para R$ 44,31 bilhões.

 

Já o VBP da cana-de-açúcar deve saltar 9,6% entre os períodos, de R$ 26,66 bilhões para R$ 29,21 bilhões, novo recorde histórico para a cultura. O café terá alta de 18% no VBP em 2010, para R$ 13,19 bilhões, e o trigo um aumento de 14,5%, para R$ 2,54 bilhões.

 


Veículo: DCI


Veja também

Total de importadores cresce 15% e compras ficam mais frequentes

Câmbio favorável e mercado interno aquecido alimentam novos negócios   Quando iniciou suas op...

Veja mais
Hypermarcas lançará 500 mil debêntures

O conselho de administração da Hypermarcas aprovou a terceira emissão de debêntures simples, ...

Veja mais
Mercado futuro de açúcar é arma da Cosan contra perdas

A Cosan, maior empresa sucroalcooleira do mundo, lidera uma tendência no setor: aumentar o volume de aç&uac...

Veja mais
Distribuidores veem estoques de TV "zerar"

O consumidor aproveitou a Copa e as promoções para zerar nossos estoques de televisores", contou, entusias...

Veja mais
Dia dos Namorados eleva em 14% vendas de shoppings de SP

A procura por presentes de última hora para o Dia dos Namorados foi grande e elevou em aproximadamente 14% as ven...

Veja mais
Embalagens: Setor quer reajustar preços

Os fabricantes de embalagens de papelão ondulado querem aproveitar a demanda aquecida para tentar emplacar aument...

Veja mais
Saint-Gobain e Pilkington formam polo para o vidro

Com investimento de 170 milhões de euros - o equivalente a R$ 390 milhões -, a cidade de Jacareí (S...

Veja mais
Sony começa pré-venda de aparelhos de TV 3D

Com o objetivo de ganhar a liderança do mercado, a empresa japonesa Sony acaba de trazer para o Brasil televisore...

Veja mais
Rayovac recarrega a pilha

Embate entre a empresa e a concorrente Duracell vai parar na Justiça. Quais são as outras armas da companh...

Veja mais