Na tentativa de mudar hábitos de consumo pelo mundo, e com isso ampliar as vendas, o grupo Kimberly-Clark tem feito um grande esforço em torno de uma ação em particular. Trata-se da tentativa de ampliar a demanda de seus produtos para higiene feminina ao incentivar o debate de certos tabus.
Fabricante da marca de absorventes Intimus, a Kimberly descobriu que mais de 70% das mulheres pelo mundo não se sentem à vontade para falar de assuntos de higiene íntima. O dado faz parte de uma pesquisa da consultoria Organic para a companhia e apresentada na última semana no 57º Festival de Publicidade de Cannes, que terminou sábado.
Essa taxa cresce (a Organic não cita o número) em países em que há pouca tendência a discussões de temas de saúde e comportamento dentro das famílias, como Estados Unidos.
Por conta dessa dificuldade, a Kimberly-Clark decidiu investir em campanhas que falam do assunto mais abertamente. Numdesses anúncios, que foi veiculado na TV nos EUA, uma jovem pede ajuda a algumas pessoas, que passavam em frente a uma farmácia, para que a ajudassem a comprar absorventes. "Preciso segurar minha bicicleta, então você pode comprar para mim?", pergunta ela, incrédula. No filme publicitário, ninguém aceita. E ela ainda tem que ouvir respostas como: "Por que você quer comprar isso?".
Em outra campanha do grupo apresentada no seminário, uma garota tenta explicar ao telespectador como ela se sente nos dias em que está menstruada. E satiriza os comerciais que mostram mulheres "alegres e bem-humoradas naqueles dias". No Brasil, a Kimberly não veicula campanhas semelhantes. (AM)
Veículo: Valor Econômico