A Barry Callebaut, maior fabricante mundial de chocolates, acredita que o apetite pelo produto está voltando a crescer depois de a indústria ter sofrido pela primeira vez em sua história um declínio no consumo durante a crise econômica, segundo a Reuters. A empresa, que processa chocolates para indústrias como Nestlé e Hershey, divulgou ontem que suas vendas cresceram 7,9% nos últimos nove meses. "A primeira metade de nosso ano fiscal ainda teve um resultado negativo, mas nos meses seguintes houve recuperação", disse Juergen Steinemann, presidente executivo da companhia suíça.
Os países emergentes, dentre eles o Brasil, não tiveram queda no consumo nesse período. Essas nações representam 17% das vendas da Barry Callebaut. Para Steinemann, países como China, Brasil, México e Rússia deverão continuar crescendo. "O Brasil é um grande mercado, com um bom crescimento, onde as pessoas esperam a vinda de outro grande produtor de chocolate", disse. Em maio, a Barry, inaugurou sua primeira fábrica no país, em Extrema (MG).
Veículo: Valor Econômico