Consumidor paga menos pelo litro de leite

Leia em 1min 20s

O litro do leite integral longa vida está pesando menos no bolso do consumidor. Levantamento do Iepe/ UFRGS aponta que o produto custa, em média, R$ 1,74 nos supermercados de Porto Alegre. Esse valor, que representa queda de R$ 0,20 no litro entre maio e junho, no entanto, preocupa principalmente indústria e produtores. No ano passado, neste mesmo período, estudo apontava alta de R$ 0,32 nas gôndolas.

 

Em certas promoções, segundo o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Longo, o leite pode ser encontrado até por R$ 1,49. Uma das justificativas para a baixa ao consumidor final é a alta nos estoques nesse período de entressafra, ao contrário de anos anteriores marcados geralmente pelo aumento nos preços e por pequena queda na produção.
– Estamos com os estoques elevados, pois o Rio Grande do Sul tem dificuldades em vender o produto para outros Estados – explica o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado (Sindilat), Carlos Feijó.

 

Para o dirigente, nem o decreto assinado na semana passada pelo governo estadual, concedendo crédito presumido de 4% de ICMS na compra de leite para a produção de derivados, resolve o problema.

 

Na outra ponta, os produtores esperam queda de R$ 0,05 no valor pago em julho, projeta a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag). Havendo a redução, os investimentos também devem cair e, como consequência, a produção. O resultado, segundo Feijó, deve ser nova alta no preço ao consumidor, que será sentida em agosto.

 


Veículo: Zero Hora - RS


Veja também

BTG Pactual negocia lojas da Farmácia dos Pobres

O banco BTG Pactual, presidido por André Esteves, está em negociação para comprar oito lojas...

Veja mais
Fraldas: Rival da Pampers pode ser vendida

A TPG e a unidade de investimentos em participações do Goldman Sachs estão próximas de acord...

Veja mais
Suzano reorganiza área de papel e reforça aposta em inovação

Produtos com até dois anos de lançamento já respondem por 30% das vendas    A Suzano Pap...

Veja mais
Sem Copa, anunciantes reagem ao pessimismo

Novas campanhas focam a próxima Copa em 2014  Minutos após o fim do jogo do Brasil contra a Holanda,...

Veja mais
Até maio, 16 operações foram fechadas no varejo

O mercado varejista está em ebulição e o segmento de farmácias não foge à regr...

Veja mais
Lupo investe em coleção teen

Com investimento de R$ 700 mil, a Lupo acaba de lançar uma nova linha de produtos. Denominada Lupo Punkie, a cole...

Veja mais
Prejuízo com produtos segue sem referência

Mesmo que a cifra de R$ 85 milhões seja a estimativa do prejuízo no varejo com a freada das vendas de prod...

Veja mais
Dalila Têxtil projeta crescer até 30% este ano

Para ganhar fôlego na disputa com as importações que vêm principalmente dos países asi&...

Veja mais
Copa do Mundo eleva vendas em até 40%

Se a saída antecipada da Seleção Brasileira da Copa do Mundo trouxe um ar de desânimo aos bra...

Veja mais