Indústrias travam guerra no mercado de sabonetes

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Protex, da Colgate, líder em antibacterianos, ganha novos concorrentes da Reckitt Benckiser, Unilever, Ypê e Bertin

 

Por mais de 20 anos, a Colgate-Palmolive, dona da marca Protex, reinou absoluta no segmento de sabonetes antibacterianos no país, um negócio que vendeu perto de meio bilhão de reais no ano passado e se encontra em franca ascensão, principalmente depois do advento da gripe H1N1. Com medo de serem infectados pelo vírus A (H1N1), muitos brasileiros passaram a colocar Protex e gel antisséptico no carrinho. Por um determinado período, alguns pontos do país chegaram a sofrer com o desabastecimento.


Muitos dos estabelecimentos que detinham estoque aproveitaram para inflacionar o preço dos produtos. Toda essa situação fez com que a indústria de higiene pessoal e limpeza abrisse os olhos para as enormes oportunidades de mercado. De uma única vez, a Colgate-Palmolive, que detém 97% de participação do segmento de sabonetes antibacterianos em valor, segundo a Nielsen, ganha quatro concorrentes de peso: Dettol (da Reckitt Benckiser), Ypê Action (da Ypê), Lifebuoy (da Unilever) e Francis Protection (da Bertin Higiene e Beleza). As três primeiras marcas começam a desembarcar nas prateleiras dos supermercados e drogarias ainda neste mês. Já o Francis Protection, que chegou ao varejo em março, tem sua distribuição reforçada.

 

Procurada, a Colgate não se pronunciou. “O Protex, até então, estava nadando de braçada neste segmento. Agora, com a entrada de novos concorrentes, fica claro que o mercado de sabonetes passará por uma revolução”, afirma João Carlos Basilio, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Basilio explica que, no passado, o sabonete antibacteriano era um produto infantil, de nicho. Agora, tende a se disseminar. O interesse repentino da indústria em produzir sabonetes antibacterianos tem uma explicação: em 2009, 12% dos R$ 2,4 bilhões comercializados em sabonetes vieram da versão antibacteriana, segundo a Nielsen. “Em cinco anos, esta porcentagem deverá dobrar de tamanho e chegar aos 24%”, diz Frederic Larmuseau, diretor regional da Reckitt Benckiser (RB) para a América Latina. A Nielsen não audita 100% do mercado, e Basilio calcula que o segmento de sabonetes movimenta mais de R$ 4 bilhões por ano, o que elevaria a participação dos antibacterianos. Dona de marcas conhecidas em produtos de limpeza, como Veja, Vanish, Lysol, Harpic e Finish, a RB traz a marca Dettol, criada na Inglaterra há 75 anos, com a missão de avançar rapidamente no mercado brasileiro. “Temos 20% de market share com Dettol na Ásia, África e Oriente Médio e entre 5% e 10% na Europa. Queremos ser importantes no Brasil, assim como são nossas outras marcas”, diz Larmuseau.

 

Ainda neste mês, o país começa a receber sabonetes em barra, líquido e gel antisséptico Dettol das fábricas da RB da Ásia. Larmuseau adianta que, em no máximo dois anos, pretende inaugurar uma fábrica no Brasil para produzir os sabonetes Dettol. Ele ainda estuda lançar novas linhas sob o guarda-chuva da marca, a exemplo de produtos de limpeza e purificadores de ar. O executivo conta que Dettol responde 13% da receita mundial da companhia. Sem revelar valores, ele acrescenta que em 2009 a RB Brasil cresceu 14,5 e este ano quer avançar 20%. Para isto investirá R$ 40 milhões emmarketing. Enquanto isso, a Colgate-Palmolive reage com o lançamento do Protex erva-doce. A briga está só começando.

 

PARTICIPAÇÃO
12% é quanto o segmento de sabonetes antibacterianos representa, em valores, entre todos os sabonetes vendidos no Brasil, segundo a Nielsen.

 

FATURAMENTO
R$ 4 bi é quanto o Brasil consumiu em sabonetes no ano passado. Este número é uma estimativa da Abihpec. Segundo a Nielsen, o valor é de R$ 2,4 bilhões.

 

 
SEM BACTÉRIAS

 

Colgate-Palmolive

Com 97% de participação em valor, segundo a Nielsen, a marca Protex ganha a nova fragrância erva-doce. A empresa também está à frente de uma campanha chamada Lave as Mãos, que está sendo divulgada em parceria com 500 supermercados e 1,8 mil farmácias de todo país.

 

 
Bertin

Pegando carona na marca Francis, antiga conhecida das brasileiras, a Bertin lançou a versão Protection, em barras de 90g e uma fórmula antibacteriana que promete combater e eliminar até 99% dos microorganismos. O preço sugerido é de R$ 0,99 e as opções de fragrâncias são quatro.

 


Reckitt Benckiser

Comercializada em cerca de 60 países, o sabonete em barra Dettol assegura proteção contra germes que causam mau odor corporal. Com ingredientes como o Triclocarban, o produto garante a eliminação de 99,9% dos germes. Disponível a partir deste mês em quatro opções como original, skincare e fresh.

 

 
Ypê

Na cidade de Amparo (SP), a fabricante Ypê inicia a produção da linha Ypê Action. O sabonete, informa a empresa, é enriquecido com glicerina, o que proporciona hidratação e cuidado com a pele, além da proteção antibacteriana. Primeiro translúcido da categoria, ele chega às prateleiras em agosto.

 

Bertin aposta em preço e fragrância

 

Dona da marca Francis cria versão Protection de olho em 2% do mercado de sabonetes

 

Em março, a Bertin Higiene e Beleza começou a abastecer o varejo com o Francis Protection, que promete eliminar até 99% dos microorganismos. O produto, no entanto, ainda não é encontrado com regularidade em todos os pontos de venda. Com preço sugerido de R$ 0,99 - Protex, da Colgate-Palmolive, tem valor recomendado de R$ 1,29, Francis Protection cresce impulsionado pela demanda. “Nossa maior dificuldade tem sido reabastecer as lojas conforme a demanda. O produto está girando muito rápido e gerando ruptura em algumas lojas”, afirma Sandra Ramalho, gerente de marcas Francis, Hydratta, Phytoderm e Ox, da Bertin Higiene e Beleza.

 

Sobre a concorrência com a Colgate, Sandra diz não encarar a disputa pelo espaço nas gôndolas e pelo poder de decisão do consumidor como uma “briga”. “De fato, existe uma oportunidade grande para o segmento crescer, especialmente durante o outono e o inverno, época em que as pessoas ficammais preocupadas com o risco de contrair gripes e resfriados, aumentando os cuidados comhigiene pessoal de toda família”, afirma. Para atrair a atenção do consumidor, Sandra diz que a empresa investe em preço e fragrância. “Durante todo desenvolvimento de Francis Protection, perseguimos a proposta de oferecer algo além da proteção antibacteriana. Elaboramos um produto com ingredientes que também cuidassem da pele e trouxesse uma fragrância agradável, abandonando os caminhos olfativos que remetessema sabonetes com ‘cheiro medicinal’”, afirma a gerente. Sua expectativa é conquistar 2% do mercado total de sabonetes em dois anos com quatro linhas diferentes de sabonetes Francis - Protection, Luxo, Biogurt e Suave.

 

Em volume, o mercado produz em torno de 332 mil toneladas de sabonetes por ano. Os principais compradores de Francis são Carrefour,Pão de Açúcar e Walmart, informa a empresa. Embora os produtos da Bertin Higiene e Beleza sejam desenvolvidos internamente, a partir do trabalho realizado por profissionais de P&D, toda a fabricação é terceirizada com diferentes parceiros espalhados pelo Brasil. F.T.

 


Veículo: Brasil Econômico


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