Direct Express aposta em tecnologia como o principal diferencial para continuar na liderança do mercado de entregas expressas.
Já foi o tempo em que os serviços de logística eram basicamente commodities e o preço era o que realmente pesava nas negociações. Hoje em dia, não mais os preços, mas a qualidade e a eficiência são o que as empresas buscam em uma boa transportadora.
Tecnologia, esse é o diferencial da Direct Express, líder no segmento de entregas expressas no Brasil. O rastreamento, o monitoramento e o abastecimento de informações, tudo em tempo real, são algumas das inovações tecnológicas da empresa e únicas no mercado. Elas são os diferenciais da empresa para provar que um bom serviço de logística não se limita a levar um produto do ponto A para B.
A partir do monitoramento online, os clientes, em geral varejistas, podem acompanhar o status de suas entregas em tempo real graças a um sistema proprietário, no qual cada courier é responsável inserir informações à distância. Essas informações ficam disponíveis na internet através do site www.directlog.com.br e assim, os clientes, com apenas alguns cliques, podem acessá-las para saber o andamento das entregas, coletarem estatísticas, etc. Também a partir desse sistema a equipe de monitoração da Direct Express pode realizar as ações necessárias para auxiliar os entregadores. “Tecnologia da Informação é muito importante para nós, somos o único player do mercado com uma preocupação constante por esse diferencial no mundo moderno”, diz Rodrigo Mendes, Gerente de Tecnologia da empresa.
Não menos importante é o rastreamento que auxilia a equipe de monitoração a atuar com pró-atividade, caso um dos seus entregadores demonstre dificuldades. Todas as unidades são equipadas com GPS, e, através de um aplicativo ligado ao Google Earth, sabe-se a exata localização do veículo. Assim, os operadores podem orientar o pessoal em campo, caso os entregadores tenham dificuldades na localização do endereço. “A intenção é, em pouco tempo, colocarmos no mesmo mapa, para visualização do operador, todos os pontos de entrega e assim tornar o serviço ainda mais eficiente”, declara o Gerente de Inovação Lee Wen.
Mas e se a entrega não é feita porque o comprador não está no local e reclama para a loja? Via web este problema pode ser solucionado de uma forma bem simples. Caso o courier não obtenha sucesso na primeira tentativa de entrega, com o celular ele fotografa o local e envia via Wap para a central. Em apenas dois minutos a informação chega à central que, após uma triagem, pode realizar a tratativa para que a entrega seja realizada consultando o cliente final sobre as características físicas do imóvel. “Este procedimento, além de trazer eficiência à entrega, indiretamente ajuda a diminuir o número de reclamações nos SACs de nossos clientes”, informa Luiz Henrique Nascimento, Diretor Comercial da empresa.
Por fim, vale destacar a tecnologia móvel disponível na empresa. Por meio dela, os diretores da Directlog têm acesso direto aos resultados e estatísticas das entregas via Smart Phone e podem tomar decisões aonde quer que estejam. [ www.directlog.com.br ].
Veículo: Revista Fator Brasil