O tema será debatido em Brasília durante o II Fórum Nacional de Propaganda e Publicidade de Medicamentos no Brasil: Critérios Éticos para a Promoção de Medicamentos, dia 4 de agosto no Senado Federal.
“As estatísticas mostram que a cada 42 minutos há uma pessoa intoxicada pelo consumo de medicamento no Brasil. O estímulo ao consumo e a falta de informação adequada colocam em risco a saúde da população” declarou, recentemente, o ministro da Saúde José Gomes Temporão. Qual o poder de um a propaganda de medicamentos? Será que ela pode influenciar a prescrição médica,ou mesmo a automedicação? Estas e outras questões voltam a ser foco de debate nacional em Brasília, entre representantes do governo, do setor farmacêutico e de marketing durante o II Fórum Nacional de Propaganda e Publicidade de Medicamentos no Brasil. O evento promete movimentar o auditório do Interlegis (Senado Federal), no dia 4 de agosto, das 9h às 14h. As inscrições são gratuitas e requer credenciamento prévio.
A propaganda de medicamentos sempre foi um tema polêmico no Brasil e está entre as principais estratégias de marketing utilizadas pelas indústrias farmacêuticas. A questão que envolve esta prática é que, de acordo com vários estudos realizados, a propaganda pode sim influenciar, tanto a prescrição médica, quanto o autoconsumo. Neste sentido, o assunto tem sido uma constante preocupação dos órgãos governamentais, bem como dos profissionais de saúde, das empresas farmacêuticas e de marketing.
A preocupação das autoridades sanitárias com o fenômeno do consumo sem critério de medicamentos se deve a seu impacto nos indicadores de Saúde Pública. A ingestão excessiva ou indevida e as reações adversas aos medicamentos lideram o ranking nacional de intoxicação há sete anos.
O tema exige discussão intersetorial e multidisciplinar no sentido de propiciar a integração entre os diversos segmentos da área e prover subsídios aos poderes legislativo,executivo e judiciário, para o fortalecimento de ações que venham contribuir e reforçar princípios e valores que regem o uso responsável da comunicação ao consumidor ou ética em publicidade.
Neste sentido, o Programa Ação Responsável propõe um amplo debate sobre a nova regulamentação da propaganda de medicamentos e seus reflexos no setor, os princípios e valores que regem sua publicidade e o papel dos profissionais de saúde e das empresas farmacêuticas e de marketing, na promoção do uso racional dos medicamentos.
.[ II Fórum Nacional de Propaganda e Publicidade deMedicamentos: Critérios Éticos para a Promoção de Medicamentos, de 04 de agosto de 2010 (quarta-feira), das 9h às 14h, no Senado Federal, no auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, no Interlegis . Realização: Instituto Brasileiro de Ação Responsável. Patrocínio: Cristália, MSD, Boehinger Ingelheim eSanofi Aventis. Informações e inscrições, telefones (61)3368-6044 e 3468-5696 | E-mail: seminarios@acaoresponsavel.org.br | URL: www.acaoresponsavel.org.bre www.integrabrasil.com.br ].
Veículo: Revista Fator Brasil