Acordo. Com 150 pontos de venda em todo o Nordeste, a Lojas Maia, que tem sede na Paraíba, teve receita de cerca de R$ 500 milhões no ano passado; conversas começaram há cerca de dois meses e negócio pode ser fechado ainda esta semana
A rede varejista Magazine Luiza está em fase avançada de negociações para a compra da nordestina Lojas Maia, com sede em João Pessoa e faturamento de cerca de R$ 500 milhões no ano passado. Segundo o "Estado" apurou, o negócio deve ser concluído até o fim da semana. Entre dívida da Lojas Maia e o pagamento em dinheiro aos seus acionistas, o negócio deverá ficar em cerca de R$ 300 milhões.
Se a aquisição se concretizar, a Magazine Luiza, que espera faturar R$5 bilhões em 2010, passará a ter uma receita de cerca de R$ 5,7 bilhões nesse ano - aproximando-se, assim, da segunda colocada no ranking do varejo. Neste ano, a Máquina de Vendas, resultado da fusão de Insinuante e Ricardo Eletro, espera faturar R$ 6,1 bilhões. Oficialmente, tanto a Magazine Luiza como a Lojas Maia negam que mantenham as conversas.
A negociação entre Lojas Maia e Magazine Luiza começou há cerca de dois meses. "A Magazine Luiza está muito agressiva", diz um executivo a par das conversas. A due diligence (processo de levantamento dos números financeiros da empresa comprada) ainda está em andamento. Há, porém, condicionantes no contrato de venda - caso sejam encontradas "surpresas", o contrato seria desfeito. A Lojas Maia tem seus balanços auditados há pelo menos quatro anos.
Esta não é a primeira aproximação entre Lojas Maia e Magazine Luiza. As empresas já negociaram em 2008, mas as conversas não foram adiante por um desacordo quanto ao preço. Desde então, o cenário do setor mudou: o Grupo Pão de Açúcar comprou o Ponto Frio e depois se uniu à Casas Bahia. A Insinuante se juntou à Ricardo Eletro. Depois, se fundiram com a rede City Lar, de Mato Grosso.
Com cerca de 150 lojas em nove Estados do Nordeste, a Lojas Maia tem controle familiar. Em 2008, a empresa também manteve negociações com a rede mexicana Elektra, que queria aumentar sua presença no País. As conversas duraram quase um ano, mas não foram adiante.
Audácia. No ano passado, a Magazine Luiza manteve negociações com a rede Ponto Frio, mas acabou perdendo a disputa para o concorrente Pão de Açúcar. A rede de Abilio Diniz fez sua proposta uma semana antes do combinado e aumentou o valor três dias depois. "Nosso investidor estava viajando e não pude fazer outra proposta", disse Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, em entrevista ao Estado no início do ano. A empresária declarou ter ficado uma semana de luto após o episódio.
Depois que o Pão de Açúcar fechou o seu segundo negócio, com a Casas Bahia, Luiza declarou: "O que descobri é que o Abilio Diniz foi muito audacioso. Muito mais do que imaginava e do que eu seria. Nunca passou pela minha cabeça, por exemplo, a possibilidade de a Casas Bahia vender mais de 50% de participação. Vi que preciso ter mais audácia."
Com sede em Franca, no interior de São Paulo, a Magazine Luiza tem 456 lojas em sete Estados e já declarou a intenção de abrir o capital. / COLABOROU CLAYTON NETZ
PARA LEMBRAR
Consolidação ganha força no varejo
A onda mais recente do processo de consolidação entre grandes grupos do varejo começou em junho do ano passado, quando o Grupo Pão de Açúcar anunciou a compra da rede Ponto Frio, por mais de R$ 800 milhões.
Seis meses depois, a companhia do empresário Abílio Diniz surpreendeu o mercado ao anunciar a fusão com a Casas Bahia - finalmente selada no início do mês, depois de quatro meses de discussões -, formando um gigante com vendas de R$ 18,5 bilhões e mil lojas.
Em março deste ano, mais uma fusão: as redes Insinuante, baiana, e Ricardo Eletro, mineira, se juntaram para criar a Máquina de Vendas. No mês passado, a holding de eletrodomésticos incorporou também a rede City Lar, de Mato Grosso.
Com a nova união, a Máquina de Vendas prevê para este ano um faturamento de R$ 6,1 bilhões.
Pontos-chave
Avanço
Em 2008, Luiza Helena Trajano abriu 44 lojas em São Paulo - e mais algumas na capital depois disso. Foi a grande tacada da Magazine Luiza em termos de expansão nos últimos anos.
Receita
R$ 5 bilhões
É o faturamento projetado pela Magazine Luiza para este ano. Com a Lojas Maia, esse número chegaria a R$ 5,7 bilhões
Disputa
Em 2009, a rede varejista tentou comprar a rival Ponto Frio. Esteve bem perto de fechar o negócio, mas acabou perdendo a corrida para o Pão de Açúcar, que pagou R$ 824 milhões.
Veículo: O Estado de S.Paulo