Feira vai repor os estoques para o Natal

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A 17ª edição da Feira 1,99 Brasil, a realizar-se de 20 a 23 de outubro, em São Paulo, no Pavilhão Azul do Expocenter Norte, está preparada para o aumento da demanda de consumo popular que é esperada pelo varejo neste fim de ano. A feira é destinada exclusivamente a lojistas, representantes e distribuidores do segmento que mais cresce na economia do país.

 

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi muito bem recebida pelo segmento de 1,99, tanto em relação a quem fabrica ou importa, quanto para quem vende produtos do varejo popular. Segundo o levantamento, a classe média brasileira, com renda familiar entre R$ 1.064 e R$ 4.591, somou 47,1% da população em 2007.

 

A pobreza, ainda segundo a pesquisa, que atingia 19% da população em 2006, caiu para 18,11% em 2007, sendo que 1,5 milhão de pessoas saíram da linha de pobreza.

 

"Esse quadro, impacta direta e positivamente o nosso mercado", analisa o diretor da Feira 1,99 Brasil, Eduardo Todres. Para ele, a prosperidade, ainda que gradual e parcimoniosa, é sentida primeiro, nas lojas de varejo popular que representam, só na Grande São Paulo, 8 mil estabelecimentos, segundo a organização da Feira 1,99 Brasil.

 

Expansão - O evento, que há 8 anos empreendeu para fechar uma rota sem barreiras entre os que vendem, produzem e importam para o varejo de preço único, tem identificado um crescimento do setor na ordem de 8% ao ano, "uma das melhores taxas do país", diz Todres. "Essa demanda é lenta, gradual e parcimoniosa, sim, porque este é o comportamento adequado do lojista de preço único. Com esse perfil, é possível acentar um tijolinho de cada vez e, de centavo em centavo, trabalhar boas margens de lucro", roteiriza Todres.

 

A 17ª edição da Feira 1,99 Brasil conta com uma área de 15 mil metros quadrados do Pavilhão Azul do ExpoCenter Norte, traz cerca de 30 novos expositores para o segmento, além dos tradicionais 150, que representam perto de 500 fabricantes, entre nacionais e importados.

 

Uma pesquisa publicada no site Infomoney também traz boas notícias ao segmento de varejo popular. Segundo pesquisa recente realizada entre as classes C, D e E, ou seja, de menor poder aquisitivo, o maior sonho de consumo destes é justamente aquilo que se possa pagar. Para Todres, essas informações em relação à pesquisa já haviam sido identificadas pelo segmento. "Por isso que os expositores vêm para o pavilhão da Feira 1,99 com bons produtos e melhores preços. Há mercado e há demanda para um consumo saudável e de baixos preços, mas foi o segmento de 1,99 que conseguiu aglutinar tais características, e que fazem tão bem para o crescimento do país".

 

A Feira 1,99 Brasil é um evento voltado a lojistas, representantes e distribuidores do varejo em geral, mas seu maior foco é o varejo de preços populares, as famosas lojas de R$ 1,99. O evento é realizado semestralmente, em março e outubro, para atender à demanda de reformulação de estoque do setor.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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