Limpeza industrial aposta no nordeste

Leia em 4min 10s

A Região Nordeste está na mira das empresas que atendem o mercado de limpeza profissional. A sueca Electrolux, uma das principais fabricantes de eletrodomésticos, prevê crescimento de 100% nas vendas das lavadoras de alta pressão e aspiradores profissionais para a região, enquanto para o Brasil a projeção é de 30%.

 

O gerente de Marketing da Electrolux, Elias Mansur, diz que o mercado de limpeza profissional no Brasil tem crescido "ano a ano" , mas a Região Nordeste tem merecido atenção especial da empresa, pois o nível de maturação do setor naquela região ainda é muito baixo em relação ao sudeste brasileiro, por exemplo. "É a oportunidade de começarmos um novo trabalho, como se estivéssemos entrando em um lugar diferente", ressaltou ele.

 

Segundo Mansur, outra particularidade da Região Nordeste é que, ao contrário de São Paulo, onde o crescimento segue a indústria, lá o avanço se dá por meio da revenda de produtos junto às lojas.

 

O Brasil é o único país onde a Electrolux produz e exporta as lavadoras de alta pressão do segmento de limpeza profissional. As exportações chegam a 30% do total produzido. As lavadoras de alta pressão e os aspiradores profissionais fazem parte da linha de eletroportáteis da empresa e já respondem por 15% da produção da multinacional no País. Mansur conta que a meta é dobrar de tamanho em três anos.

 

Turismo

 

Outra empresa atenta ao crescimento do mercado é a Diversey, braço da americana Johnson. A empresa produz 12 mil toneladas de produtos químicos por mês para a indústrias de limpeza profissional, e vê no turismo da Região Nordeste um grande potencial de crescimento. Os principais mercados atendidos pela empresa são hotéis, restaurantes e shoppings, além de empresas especializadas em limpeza. A projeção de crescimento da empresa no nordeste é de 10,25%, pouco acima do projetado para o Brasil, que é de 9,5%.

 

Segundo o analista de Trade Marketing da Diversey, Anderson Vetoriano, o mercado hoteleiro local, associado a migração de indústrias para a região, gerada por incentivos fiscais, além da pouca maturidade do mercado de limpeza profissional, estão entre os principais atrativos para as empresas do setor. "Não temos concorrência direta com outras empresas do ramo, por isso ganhamos em competitividade", afirma Vetoriano.

 

Com a finalidade de atender à crescente demanda do nordeste e cumprir os prazos de entrega dos produtos, a empresa possui um centro de distribuição em Recife. "O centro foi estrategicamente desenvolvido para melhorar a logística de entrega na Região Nordeste do País. Com ele, podemos cumprir prazos e ganhar competitividade", explica Vetoriano.

 

Para o analista, graças ao crescimento da demanda, a Johnson Diversey tem planos de crescer no Brasil. Para isso, já está programado para daqui a três ou quatros anos um forte investimento na ampliação da fábrica localizada na capital paulista. Assim, será possível aumentar a capacidade produtiva da unidade em 40%.

 

Outro investimento previsto é a produção local de artigos que hoje são importados. "Existem estudos para que alguns produtos vindos do exterior passem a ser produzidos no País", conta o analista.

 

O Brasil já é o quarto maior mercado do setor de limpeza profissional para a multinacional, ficando atrás somente de Estados Unidos, Inglaterra e Japão. O faturamento global da empresa no ano de 2009 ficou em US$ 3,11 bilhões.

 

Oportunidades

 

A nordestina Indústria Becker, especializada em produtos químicos para limpeza profissional e doméstica, localizada no Rio Grande do Norte, tem observado que nos últimos anos o nordeste vem apresentando crescimento acelerado, acima de 30%. "Mas acreditamos que independe da região o sucesso de uma empresa: o sucesso está ligado à capacitação dos profissionais do setor" afirma o gerente regional da Indústria Becker, Marco Aurélio.

 

Segundo Aurélio, a projeção de crescimento da empresa em território nacional, em 2010, é de 20%. Para isso, a empresa investirá cerca de US$ 3 milhões na abertura de mais uma unidade fabril em São Paulo. A partir deste ano e até 2011, o objetivo da empresa é aumentar a sua capacidade produtiva em 20%.

 

Oportunidade

 

Segundo o presidente da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), Luciano Galea, o mercado de limpeza profissional é o segundo maior empregador do País e está diretamente ligado a indústria, comércio e serviços.

 

A cadeia produtiva do setor agrega mais de 13 mil empresas, 75% das quais na Região Sul e na Sudeste, o que, para o presidente da Abralimp, evidencia a existência de oportunidades de negócios em regiões como o nordeste, que tem crescido impulsionado pelo aumento do poder aquisitivo das classes C e D.

 


Veículo: DCI


Veja também

Parecer da compra do Ponto Frio deve sair até o mês de outubro

O parecer da Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) sobre a compra do Ponto Frio pelo Pão de A&ccedi...

Veja mais
Roca, líder em louças sanitárias, investe para atender as classes C e D

O Grupo Roca, formado pela marcas Roca, Incepa, Celite e Logasa, está investindo R$ 65 milhões para expand...

Veja mais
“Orgulho dos Cachos”

A linha Elsève Hydra-Max Colágeno da L’Oréal Paris convocou as brasileiras a soltarem as made...

Veja mais
Sob nova direção, Makro oferece serviços a chefs

Roger Laughlin, presidente da rede atacadista, vai copiar modelo argentino de atendimento a restaurantes ao mesmo tempo ...

Veja mais
Disparada no consumo amplia fusões e investimentos no varejo

Redes locais tentam driblar concorrência agressiva de empresas como Pão de Açúcar e Cencosud ...

Veja mais
Câmara avalia exportação de lácteos

Acordo entre Brasil e Argentina visa a entrada em mercados fora do Mercosul.   Brasil e Argentina podem firmar um...

Veja mais
Cultivo de trigo pode crescer

Suspensão da redução de 10% nos preços mínimos estimula o setor, avalia a Atriemg. &...

Veja mais
Genéricos têm maior expansão desde 2003

O mercado de medicamentos genéricos cresceu 34% no primeiro semestre do ano em relação a igual per&...

Veja mais
Fabricante lucra até 10% mais com produtos concentrados

Produtos concentrados de limpeza e higiene, lançados com o apelo ecológico de produzir menos impacto ambie...

Veja mais