O Grupo Roca, formado pela marcas Roca, Incepa, Celite e Logasa, está investindo R$ 65 milhões para expandir a sua produção no Brasil. Segundo o diretor comercial da empresa, Sérgio Melfi, a Roca irá pôr em funcionamento quatro fornos adicionais, que serão distribuídos nas unidades industriais de Jundiaí (SP), Recife (PE), Serra (ES) e Santa Luzia (MG). "Será montada a quinta fábrica de louças sanitárias do grupo no Brasil, que irá operar em Santa Luzia (MG) a partir do segundo semestre de 2011", afirma ele. Com os fornos e a nova unidade industrial haverá aumento de 25% na capacidade produtiva do grupo.
Líder nacional em louças sanitárias e líder mundial em produtos para salas de banho, o grupo está ampliando o seu parque fabril com o objetivo de atender à crescente demanda das classes C e D, que vêm despontando no mercado desde o ano passado. "O grupo detectou um aumento do consumo de seus produtos que é decorrente de aumento de renda desta faixa da população, além de programas de habitação, como 'Minha Casa, Minha Vida'", explicou o executivo.
"A expansão de nossa produção afasta qualquer risco sistêmico de falta de louças sanitárias no mercado nacional", enfatiza o diretor comercial. O Grupo Roca, que possui participação no mercado nacional estimada em mais de 40%, prevê um crescimento do volume de vendas superior a 15% em 2010, se comparado ao ano passado, quando o aumento foi de 7,1% em relação a 2008.
De acordo com Melfi, a previsão está em sintonia com o plano de reestruturação e posicionamento das marcas, que inclui uma revisão e otimização do portfólio de produtos especialmente focados nas classes C e D. Atualmente, estes consumidores são atendidos principalmente por produtos da marca Celite e Logasa. Para entender esse mercado, foi feita uma pesquisa com consumidores desse segmento, pela qual foi detectado quais são os requisitos esperados nos produtos. "Concluímos que a expectativa desta classe são peças que aliam design e sustentabilidade, e somente depois destes atributos o preço é citado", afirma Melfi. Ele acrescenta ainda que os produtos devem se adequar ao tamanho cada vez mais reduzido dos banheiros de edifícios residenciais, além de economizar água.
Além das tradicionais marcas Incepa e Celite, o grupo busca através da marca Roca atingir o público de alto luxo com produtos de alto valor agregado e assinados por designers internacionalmente conhecidos. O Grupo Roca foi fundado em 1917 na cidade de Barcelona (Espanha), comercializa seus produtos em mais de 135 países e conta com 65 fábricas em 20 países.
Veículo: DCI