Com participação em 35 shoppings, a BRMalls segue para ampliar sua presença no mercado. Entre os planos, está o foco na Região Sudeste e a meta de lançar dois centros de compras por ano nos próximos cinco anos. A empresa anunciou ontem que teve no primeiro semestre ganhos de R$ 190 milhões, aumento de 37,6% em relação aos do mesmo período de 2009 no quesito lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda). No último trimestre, o Ebitda foi de R$ 101,4 milhões, crescimento de 32,0% se comparado ao de igual período do ano passado, apesar de o lucro líquido ter recuado para R$ 73,808 milhões - 7,8% menos frente aos R$ 80,041 milhões apurados no 2º trimestre de 2009.
O presidente da companhia, Carlos Medeiros, afirmou que o objetivo é apostar em aumento de participação em novos empreendimentos - ao contrário do que foi feito pela BRMalls em junho deste ano, quando pagou R$ 110 milhões para elevar sua participação no Independência Shopping de 8% para 75,4%. A meta é obter um retorno sobre o investimento de mais de 12%.
O porta-voz também declarou que o foco continuará sendo a Região Sudeste, mas disse que em 2013 pretendem concorrer fortemente nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste. "Ainda vemos oportunidade na Região Sudeste, mas de 2013 até 2015 nossos olhos estarão mais voltados para o norte, o nordeste e o centro-oeste", contou Medeiros. Sobre os próximos cinco anos, o plano é o de lançar dois novos shoppings ao ano. Medeiros diz que "esse é o mesmo retorno que estamos obtendo nos últimos empreendimentos que adquirimos, como o Independência Shopping, em Juiz de Fora (MG)".
Com concorrentes como Savoy, Multiplan, Sonae Sierra, Aliansce e General Shopping, além de Urbia e Tenco Realty no mercado, a BRMalls segue na ponta do lápis com a meta de investir pesado, tanto que neste último trimestre aplicou R$ 283,7 milhões em expansão, sendo R$ 213,3 milhões para aquisições como o Via Brasil Shopping e participação adicional no Independência Shopping.
A BRMalls também inaugurou a expansão do West Shopping, no Rio de Janeiro, e a expansão do Iguatemi Maceió. Em São Paulo, por exemplo, começaram a construção do Mooca Plaza Shopping que deve ser inaugurado no segundo semestre de 2011. Para esse empreendimento, a empresa contratou um financiamento de 12 anos no montante de R$ 115 milhões junto ao Bradesco.
Outros R$ 19,6 milhões foram destinados às obras de expansão do Shopping Tamboré e à revitalização de outros empreendimentos. A empresa também destinou R$ 48,7 milhões à construção de novos shoppings (projetos greenfield), como o Granja Vianna e o Sete Lagoas. "Concluímos a aquisição do Via Brasil e aumento de participação no Independência Shopping, totalizando R$ 213,1 milhões em investimentos", afirmou o presidente.
Mercado
No total, o Brasil possui 725 centros de compras, e até 2012 deve ter 830, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). O presidente da associação, Nabil Sahyoun, afirmou que até 2012 grandes players devem continuar a atuar no sudeste enquanto os menores devem buscar espaço em outras regiões. "A BRMalls, por exemplo, vem crescendo de uma forma rápida na região, porém no interior empresas menores estão atuando fortemente para ganhar fôlego", explicou Sahyoun.
Na concorrência com a BRMalls, o Grupo Savoy, dono de cinco shoppings no Estado de São Paulo, um deles em Ribeirão Preto, também apresentou os resultados de seu Shopping Butantã no primeiro semestre deste ano. O mall teve um incremento de vendas de 16%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os percentuais são também significativos quanto ao fluxo de pessoas, que de janeiro a junho cresceu 13%. O tíquete médio também subiu 11%, lembrando que atualmente o shopping tem 98,33% de lojas ocupadas, oferecendo um mix composto por 225 lojas. "Neste segundo semestre nossas expectativas são de um crescimento de vendas de 18% se comparado ao mesmo período de 2009", comentou Julio Cesar Alloe, superintendente do Shopping Butantã. O Shopping Butantã possui 225 lojas e recebe mensalmente um milhão de pessoas. O mall tem como âncoras Hipermercado Carrefour, Lojas Americanas, Preçolândia e Ponto Frio, dentre outras.
Na contramão
Na contramão da BRMalls, que mira o sudeste, a Tenco Realty optou pelo nordeste e investiu R$ 50 milhões para dobrar o tamanho do seu Shopping Vale do Cariri, instalado em Juazeiro do Norte (CE). O shopping vai dobrar de tamanho até 2011 e vai se tornar o maior do interior do nordeste brasileiro, com 192 lojas.
Além disso, a Tenco Realty está em fase de construção de um centro de compras no Amapá e dois em Minas Gerais. "Temos interesse em investir em shoppings em cidades pequenas e médias", disse a diretora financeira da Tenco, Adriana Camargos Gribel.
Novo player do setor, a empresa paulista Urbia tem projetos de shoppings em Indaiatuba e em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, além de estar em fase de negociações para construir empreendimentos comerciais em Santarém, no Pará, e em Boa Vista, em Roraima. A empresa prevê atuar em mais uma cidade, ainda não definida, no interior do Ceará. A Urbia tem negócios no Pará e tem previsão de inaugurar o primeiro shopping center da região de Parauapebas em fevereiro de 2011, com apoio do Banco da Amazônia. "Nosso objetivo é atuar em centros comerciais, shoppings de vizinhança e de comunidade que atendam às necessidades dos clientes que passam pela região", explicou o presidente da Urbia, André Agostinho.
Com participação em 35 shoppings e plano de focar na Região Sudeste ao lançar dois centros de compras por ano nos próximos cinco anos, a BRMalls investiu R$ 283 milhões no setor no último trimestre.
Veículo: DCI