A nova 'cara' da linha branca

Leia em 1min 40s

Discrição não era uma característica das cozinhas das casas brasileiras da década de 70. O comum era se ver refrigeradores e fogões azuis, vermelhos e amarelos - e não necessariamente se comprava todos da mesma cor. Nos anos 80, a cor predominante foi o bege; só na década seguinte a linha passou a fazer jus ao nome e as cozinhas foram tomadas por equipamentos brancos. No começo dos anos 2000, toda dona de casa tinha um sonho: trocar tudo pelos modelos modernos em inox. Qual será a cara da linha branca nos próximos anos? Essa é a pergunta que a indústria se faz nesse momento.

 

Para a Brastemp, o futuro passa pela adoção de linhas arredondadas, pela interatividade e pelo "fim da ditadura das cores". A empresa lançou uma linha-conceito cinza-grafite cuja principal característica é a tecnologia de ponta. "A linha tem uma nova interface gráfica, visual e auditiva, que permite que até usuários portadores de deficiência usem o produto com segurança", explica Mário Fioretti, gerente-geral de Design e Inovação da Whirlpool, detentora da marca.

 

Refrigerador, fogão e máquina de lavar roupas têm embutidos mini-computadores que, além de permitirem a programação das atividades, avisam quando a comida ficou pronta ou a roupa já foi lavada. A geladeira também segue o conceito "inverse", em que o freezer é posicionado na parte inferior - mecanismo que a Whirlpool já usa em produtos e que é outra aposta da empresa.

 

Se a Brastemp investe no futurismo e na neutralidade, a americana Big Chill parece querer resgatar justamente aquelas cores tão comuns no passado. A marca aposta no saudosismo e fabrica refrigeradores e fogões com design retrô - os refrigeradores têm duas portas e os fogões têm puxadores que parecem ter chegado diretamente dos anos 50. Os produtos são vendidos em cores como vermelho, rosa e verde. E, como nem os saudosistas abrem mão da praticidade, contam com dispositivos modernos, como o sistema frost-free.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Compras à vista mais baratas em BH

Sindlojas-BH obtém liminar na Justiça permitindo a prática de preço diferenciado no cart&ati...

Veja mais
Alta do trigo vai afetar o preço do pão

Seca em vários países produtores e a volta dos fundos ao mercado de commodities agrícolas pressiona...

Veja mais
Brinquedos infláveis passam a ter restrições

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou regras de segurança para brinqued...

Veja mais
Hypermarcas anuncia compra da Mabesa

Aquisição da fabricante de fraldas foi fechada por R$ 350 milhões; empresa aumenta sua participa&cc...

Veja mais
Hikari lança linha de sopas com sabores exclusivos

As sopas, cremosas e caseiras, podem ser preparadas em apenas 1 minuto.    A Hikari está incrementand...

Veja mais
Vendas da Nivea crescem 13% no Brasil e só 2,6% no mundo

Depois de ter conquistado o posto da unidade de negócios com maior crescimento em 2009, a Nivea Brasil continua e...

Veja mais
Fusões alavancam negócio de treinamento de funcionários

Varejo é um dos que mais contribuem para o crescimento  As três maiores empresas de educaç&ati...

Veja mais
À venda, Mantecorp vira alvo do Aché

Farmacêutica: Movimento de consolidação no setor continua intenso e laboratório nacional cont...

Veja mais
CE em destaque na criação de novos produtos alimentícios

Durante palestra dentro da programação do Prazeres da Mesa, pesquisadores falaram de seus trabalhos  ...

Veja mais