Farmácia campineira prevê expansão

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Houve um crescimento no setor de farmácias de manipulação da ordem de 40% nos últimos sete anos, sendo a expectativa para 2010 de crescimento de 12%. Em Campinas, a farmácia de manipulação e drogaria Fórmula & Cia, que conta com duas unidades na cidade e completa 21 anos em setembro, teve faturamento de R$ 2,3 milhões em 2009 e tem expectativa de crescer 5% em faturamento este ano.

 

A empresa produz 4.500 fórmulas manipuladas por mês, de acordo com a prescrição médica, tem mais de 1.200 itens de matérias-primas para a manipulação desses medicamentos, sendo que 95% dessa matérias-primas são importadas. Com o câmbio favorável à importação ,o preço da matéria-prima e de venda dos medicamentos manipulados não apresentou variações de preços significativas mantendo os valores praticamente estáveis.

 

O diretor da Fórmula & Cia, Marcos Ebert, disse que possui 56 funcionários, sendo que 30 envolvidos diretamente com a produção diária das fórmulas e tem investido na capacitação e em treinamento de seus funcionários. "Inclusive a gente tem a TV Farma, que é um produto que temos e usamos para treinamento interno, então a gente mantém a equipe constantemente atualizada tanto na produção de medicamentos como na atenção e na informação que devem ter com nossos clientes", diz.

 

Ebert destaca que tem investido muito na modernização dos seus laboratórios, aumentando a capacidade de produção de cápsulas, soluções orais e fórmulas dermatológicas e cosméticas. Este ano, a empresa já investiu R$ 80 mil no aumento das instalações do laboratório e na recepção de sua unidade na rua Sacramento.

 

A Fórmula & Cia atende mensalmente 3 mil clientes e tem uma base de clientes cadastrados da ordem de 15 mil pessoas. Ebert atribui o número de clientes devido à qualidade de atendimento e dos produtos fornecidos aos seus clientes com entrega domiciliar e atendimento através do serviço telefônico 0800 Discagem Direta Gratuita (DDG) sendo a primeira farmácia de manipulação no Brasil a oferecer este serviço de DDG. "Nós devemos começar a enviar aos nossos clientes em breve um webmail mensal abordando algum tópico de saúde e informando também sempre qual médico procurar quando houver algum sintoma de doença. A gente não estimula a automedicação e sempre orientamos a procurar um médico", conta.

 

A Fórmula tem desenvolvido ações voltadas para a área de Responsabilidade Social. Jogar remédios vencidos no lixo ou na água corrente pode acarretar a contaminação do sólo e lençóis freáticos. Em geral as pessoas desconhecem os meios corretos para descarte de remédios vencidos, principalmente pela falta de leis específicas. Baseada nisso, a Fórmula & Cia., em 2007, colocou em operação uma campanha de coleta, nas suas duas unidades, com o tema "Remédio Vencido Não Vai Pro Lixo".

 

Conscientização

 

Marcos Ebert, afirma que a iniciativa pioneira foi uma forma de conscientizar a população para a destinação correta dos remédios vencidos, que dessa forma pode colaborar também com a preservação do meio ambiente. Desde 2004, quando não havia legislação específica, a Fórmula já dispunha do seu Plano de Gerenciamento de Resíduos.

 

"O nosso laboratório analisa toda a matéria-prima que chega. O que sobra dessa análise a gente tem que dar um descarte responsável. A gente estende isso também para o remédio vencido, então os nossos clientes que têm medicamentos que vencem sem consumo nós encaminhamos a um descarte responsável para ser incinerado por uma empresa habilitada, a Ambicamp. Uma tonelada desse material depois de incinerado vira um quilo e isso é levado para um aterro sanitário cadastrado na Cetesb", explica.

 


Veículo: DCI


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