A Cooperativa de Consumo (Coop) com diversas lojas instaladas em cidades que compõem a região do ABC Paulista, registrou o aumento do faturamento de produtos de higiene e beleza. O setor representa hoje 9% do faturamento bruto da rede, e atualmente a Coop trabalha com cerca de 90 fornecedores e com aproximadamente 3 mil itens de produtos ligados à área de higiene pessoal e limpeza, que abrange papel higiênico, sabonete, xampu, creme dental e artigos de beleza.
Com esse perfil do consumidor, a Cooperativa começou a investir neste segmento, com aumento da exposição e ampliação do mix de produtos relacionados a higiene e perfumaria. "Tinturas de cabelo, por exemplo, disponibilizam mais de 400 cores, e, como as embalagens são autoexplicativas, as mulheres podem utilizá-las sem ir ao cabeleireiro. No primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, o fornecimento desse produto cresceu em torno de 40%", diz a gerenciadora de Produto da Coop, Edna Figueiredo.
Exposição
Para aproveitar esse crescimento da categoria, a Coop também fez alterações na exposição desses produtos. Nove lojas piloto estão com novo layout e gôndolas mais baixas a fim a facilitar o processo de compra por parte do cooperado. Essa mudança também será estendida a toda a rede posteriormente. Além disso, a Cooperativa disponibiliza algumas marcas e produtos tradicionais.
Na região do ABC, a Cooperativa detém 24% de participação de mercado, e no ranking 2009 da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) ocupa o 12º lugar em fornecimento bruto.
Veículo: DCI