Magazine Luiza promete expansão até 2015

Leia em 2min 40s

Após comprar Lojas Maia, rede foca ampliação no Nordeste, mas não descarta negócio com Máquina de Vendas

 

Presidente da empresa, Luiza Trajano diz que próximos alvos serão Rio, Espírito Santo e Centro-Oeste do país

 

Com lojas em 16 Estados, a rede varejista Magazine Luiza planeja estar presente em todo o país -e quase triplicar seu faturamento- até 2015.
"Teremos presença nacional, é o nosso desafio", disse a presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, em entrevista à Folha.

 

A empresária, que prevê fechar o ano com faturamento de até R$ 5,8 bilhões, diz não se intimidar com as movimentações no setor -como a união entre Ricardo Eletro e Insinuante, que criou a Máquina de Vendas em março.
"Ser primeiro, segundo ou terceiro lugar é consequência, nunca foi fim para nós."

 

Após ter anunciado, no mês passado, a compra da rede nordestina Lojas Maia, a executiva afirma não estar negociando novas aquisições, e sim focando a consolidação no Nordeste.
Trajano diz não pensar em uma união com a Máquina de Vendas, como foi cogitado pelo mercado, mas diz nunca descartar um negócio. Leia trechos da entrevista.


 

AQUISIÇÕES
Não temos novos negócios em mãos porque estamos focados em consolidar a posição no Nordeste. Atualmente todos os nossos esforços estão voltados para a aquisição [da rede Lojas Maia].
Acabamos de assumir 141 lojas, dois centros de distribuição em uma região longe da gente [a sede da empresa fica no Estado de São Paulo].
Mas negócio se faz quando aparece, é oportunidade.

 

SEGUNDO LUGAR
Não é o meu objetivo [discutir a 2ª posição], senão a gente entra nessa guerra. Queremos continuar trabalhando sem perder o nosso DNA. Do contrário, fica um joguinho de passei e não passei.

 

REGIÕES
Como diz o Marcelo [Silva], nosso superintendente, para passarmos o Tratado de Tordesilhas [em alusão à linha imaginária que separava as áreas pertencentes a Portugal e Espanha nos tempos do Brasil colônia], faltam Rio, Espírito Santo e melhor presença no Centro-Oeste. Serão o nosso próximo foco.

 

NACIONAL
Até 2015 teremos presença nacional, é o nosso desafio. Vamos crescer por meio de aquisições, no momento certo, e organicamente.

 

MÁQUINA DE VENDAS
A gente conversa, mas não teve negociação. É muita especulação. O foco do Magazine sempre foi aquisição, não fusão. Não é nosso histórico [esse tipo de negócio], mas não se deve dizer "nunca".

 

ABERTURA DE CAPITAL
Pode ser em 2011 ou 2012, a data não está definida, mas o Magazine está cada vez mais pronto. Temos o balanço auditado há dez anos. Agora depende do mercado e dos resultados. E toda essa entrada de capital vai ser para expansão da companhia.

 

PONTO FRIO
O Ponto Frio tinha muito a ver conosco. Estavam na maioria dos Estados em que não estávamos e dobraríamos de faturamento com a compra. A gente tinha tudo para comprar, estávamos com dinheiro, com os investidores, mas foi uma questão de "timing" mesmo. Em todo processo que você quer muito e não consegue, você amadurece. Eu tive um processo de amadurecimento.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Guarani vai expandir produção de açúcar

Prejuízo de R$ 17 milhões no 1º trimestre é atribuído à queda do euro e à...

Veja mais
Alta externa das commodities influencia arroz

Os produtores brasileiros de arroz aguardam com atenção o desenrolar do cenário externo das commodi...

Veja mais
Encomendas de fim de ano indicam consumo recorde de R$ 98 bi no Natal

Importadores estimam aumento de até 60% da compra de insumos e produtos no exterior para sustentar o aumento da d...

Veja mais
Cooperativa do ABC afirma que apostará na área de higiene e beleza

A Cooperativa de Consumo (Coop) com diversas lojas instaladas em cidades que compõem a região do ABC Pauli...

Veja mais
BR terá marca própria em suas lojas de posto

Nem só de venda de combustível e prestação de serviços automotivos nos postos viver&a...

Veja mais
FedEx acredita que entregas sejam o futuro dos elétricos

Quanto se fala em "veículo elétrico", a maioria das pessoas pensa logo em carros de passeio comuns, que lo...

Veja mais
Açaí conquista o mundo, mas se elitiza na Amazônia

Popularização da fruta em São Paulo, Rio e exterior fez preço disparar e reduziu consumo em ...

Veja mais
Para Whirlpool, centro no Brasil é destaque

Com mais de 20 centros globais de desenvolvimento, a fabricante de eletrodomésticos Whirlpool encontrou no Brasil...

Veja mais
Para a indústria, efeito da alta de juros é limitado

Preocupação do consumidor é com o tamanho da tela e com o valor das prestações, diz f...

Veja mais