Renner prevê abertura de 250 lojas até 2015 com R$ 1 bilhão

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A disputa está acirrada entre as gigantes do varejo brasileiro no segmento de vestuário. Hoje, duas das maiores redes, a Renner, com 126 unidades, e a Lojas Marisa, com 235 lojas, inauguram suas primeiras unidades no Shopping Capim Dourado, em Palmas, no Tocantins, ambas para consolidar seus planos de expansão no norte e reforçá-los no País. Com investimentos na casa dos R$ 1,2 bilhão na execução de um plano ousado, até 2015 a Renner pretende abrir 100 lojas compactas, com uma média de 1.200 metros quadrados de área de venda, e mais 30 em formato convencional, com 2.800 m² de área de venda.

 

A Lojas Marisa prevê chegar até o final deste ano com mais 39 novas lojas, totalizando 274 unidades e, por estratégias de marketing não revela projeções a longo prazo, de expansão e faturamento, até 2015, assim como o valor do investimento da nova loja e para as próximas. Com a inauguração no Tocantins, a Lojas Marisa diz completar a sua 12ª loja na Região Norte, e reforça sua presença nessa região ao se aproximar da estratégia de estar presente em todos os estados brasileiros.

 

"Decidimos trazer a Marisa para Palmas pela oportunidade de fazer parte de um grande empreendimento, que é o Shopping Capim Dourado, e ainda investir no mercado de Tocantins, que está em franca expansão", afirma Ricardo Ribeiro, diretor de expansão da Marisa.

 

Já a Renner completa sua 6ª operação no norte do País com a inauguração de hoje. Segundo José Galló, presidente da Renner, a grande aposta da rede é abrir lojas compactas, sem deixar de investir no crescimento dos formatos maiores. "Até 2015 teremos mais 100 lojas compactas. Em formato maior, serão de 25 a 30 por ano", revelou.

 

No formato compacto, segundo Galló, o investimento é de cerca de R$ 3,5 milhões por unidade, o que multiplicando pelas 100 lojas, dá um total de R$ 350 milhões. Ainda este ano, a Renner abrirá mais três lojas compactas, todas em shoppings: no Sun Pelegrino, em Caxias do Sul no Shopping Paralela, em Salvador, e no Franca Shopping Center, em Franca, interior de São Paulo.

 

Já o ritmo de expansão da Renner em lojas grandes, convencionais, segue na média de 30 lojas ao ano, o que dá um investimento por unidade de R$ 5,5 milhões e anual de R$ 150 milhões. Somando as duas projeções da empresa, em diferentes formatos de loja, até 2015 chega-se no montante de investimento em expansão perto da casa dos R$ 1,2 bilhão.

 

Com uma com uma média de investimento de R$ 5,5 milhões por unidade, até o final deste ano, as próximas inaugurações da Renner no formato de lojas maiores acontecerão nos estados de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, em São Gonçalo, na Bahia, em Salvador, em São Paulo, na cidade de Cotia, e por último, no Rio Grande no Norte, em Santa Maria.

 

Os investimentos para este ano, entre inaugurações, reformas de 10 lojas, Tecnologia da Informação (TI) e Logística é de um aporte de R$ 140 milhões. A expectativa da companhia é encerrar este ano com 134 operações no Brasil. A Lojas Renner diz ser pioneira na criação do Encantômetro, sendo a única empresa de varejo do mundo a exibir, na porta de cada loja, o nível de satisfação dos clientes em relação àquela unidade. O painel oferece três possibilidades: Muito Satisfeito, Satisfeito e Insatisfeito e exibe a quantidade de registros em cada opção. Em 2009, os Encantômetros registraram mais de 17 milhões de toques: 95% corresponderam à soma de registros em Muito Satisfeito e Satisfeito.

 

Atendimento

 

O público-alvo da Lojas Renner são mulheres entre 18 e 39 anos de idade, que estão na faixa de consumo média e média alta da população brasileira. A rede oferece aos seus clientes produtos de moda em vários estilos, com qualidade e preços competitivos, em ambientes práticos e agradáveis. Em 2010, foi eleita a 10ª marca mais valiosa do Brasil pela pesquisa da Interbrand. A Renner doará 3 mil peças de vestuário e calçados para comunidades carentes do Estado do Tocantins com a inauguração em Palmas.

 

Já a Marisa, segundo a gerente de marketing da empresa, Andrea Beatrix Kocher, a rede atende um mercado em transformação e acompanha a evolução de seu público. "Queremos fortalecer a marca como a grande aliada da mulher brasileira, mas a partir do reconhecimento de que ela é uma nova mulher, multitarefa, com inúmeras preocupações e responsabilidades", diz Andrea.

 

No primeiro dia de funcionamento da loja, as clientes do Cartão Marisa contam com descontos de 20% nas compras; nos demais dias e até o dia 22 de agosto, as compras com Cartão Marisa terão o valor total reduzido em 15%. Nos últimos três anos, mais de três mil jovens tiveram na Marisa o seu primeiro emprego. Em 2010, mais de mil jovens devem iniciar, na Marisa, uma carreira no mercado de trabalho, como atendente de loja.

 


Veículo: DCI


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