Paranaenses vão mais vezes aos supermercados

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Dados do estudo Abad Nilsen mostram que gastos, em 2009, subiram 10% no Estado
 


O comportamento do consumidor tem alavancado diversos setores da economia, mas em especial o segmento atacadista, com idas mais frequentes da população aos supermercados. O paranaense vai 7,2% mais vezes no mercado, na comparação entre os anos de 2008 e 2009, e os gastos têm aumentado em torno de 10%, conforme o estudo da Associação Brasileira de Atacadistas Distribuidores (Abad), coordenado pela Nilsen. “Para este ano, nós estamos prevendo um crescimento de 10%”, segundo o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios no Paraná (Sinca-PR), Paulo Hermínio Pennacchi.

 

Para Pennacchi, houve uma mudança importante nos hábitos do consumidor brasileiro, que até 1994 preferia fazer uma compra por mês em grandes supermercados como forma de fugir da grande variação de preços que a inflação alta provocava. Hoje, a tendência é que essas compras sejam pulveridadas ao longo do mês — semanalmente ou mesmo diariamente — em mercados próximos à sua residência. “Isso resgatou a importância do comércio de bairro, que é abastecido principalmente pelo setor atacadista”, explicou ele.

 

A mudança de hábito do consumidor é um dos assuntos que serão discutidos durante a 30ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor (Abad 2010 Curitiba) e a Sweet Brazil International, abertas ontem no ExpoTrade, em Pinhais. As duas mostras seguem até o dia 19 e os organizadores esperam receber mais de 35 mil visitantes — 10% a mais do que na edição anterior.

 

O sucesso do evento deverá confirmar a expectativa da Abad de que o setor tenha um crescimento de 6% sobre o resultado de 2009. Segundo o presidente da entidade, Carlos Eduardo Severini, 240 expositores estão mostrando seus produtos para aproximadamente 700 empresas atacadistas que deverão visitar o evento neste ano.
Lançamentos — Severini calcula que somente a indústria alimentícia deverá aproveitar a convenção anual para promover mais de 150 lançamentos. “O setor cresceu muito nos últimos anos devido à estabilidade econômica, a melhora na renda do brasileiro e também em função da mudança dos hábitos do consumidor”, afirmou ele.

 

Dados apresentados pela Nielsen no último Ranking Abad mostraram que o setor mercearil brasileiro faturou R$ 252,7 bilhões em 2009, sendo o atacado distribuidor responsável por 52,2% desse total. Isso equivale a R$ 131,8 bilhões em 2009, um acréscimo de R$ 11 bilhões em relação ao resultado de 2008.

 

Sweet — Desde 2002, paralelamente à mostra de produtos que acompanha a Convenção, é realizada também a Sweet Brazil International, que atrai visitantes de diversos países para os estandes das indústrias filiadas à Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim e Balas (Abicab).

 

Modelo — O espaço da convenção abriga também, desde 2009, a Loja Modelo do Programa Varejo Competitivo, criado para promover o desenvolvimento do varejista independente por meio da parceria com o atacadista distribuidor. Ao encerrar o evento, participantes e expositores são premiados em várias categorias: Melhor Atacadista Distribuidor Nacional e Estadual, Melhor Expositor e Maior Caravana Estadual por Região.

 


Veículo: Bem Paraná


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