No Brasil, mais de 30 mil produtos estão dentro do chamado, que atinge mais de 12 milhões de unidades no mundo
A fabricante de brinquedos americana Fisher-Price, pertencente à Mattel, anunciou ontem um mega recall de 12,3 milhões de brinquedos em todo o mundo - a maior parte nos Estados Unidos. No Brasil, estão envolvidas no procedimento 31.733 unidades do Cadeirão para bebês e do brinquedo Ginásio Ocean Wonders. Apesar do recall, segundo a empresa, não há nenhum registro de acidentes no Brasil que tenham sido provocados pelos produtos.
O Ocean Wonders, de acordo com a Fisher-Price, apresentou defeito na válvula da bola inflável, que pode se soltar e, assim, ser ingerida por uma criança. Entre 2004 e 2010, 30.779 unidades foram comercializadas no Brasil. Fazem parte do recall os produtos com os códigos C3068 e H8094. Ainda de acordo com a empresa, os brinquedos de código P5331 não precisarão de reparos. As identificações podem ser encontradas na embalagem e em uma etiqueta afixada no tapete do produto.
No caso do Cadeirão, a empresa encontrou um problema nos encaixes das pernas traseiras do produto, utilizados para o acondicionamento da bandeja quando o dispositivo está fechado. Segundo a Fisher-Price, os encaixes podem provocar ferimentos leves, caso alguém esbarre no Cadeirão. As 954 unidades (código H5564) foram vendidas no País entre 2005 e 2007.
Por meio de nota, a empresa informou que a Mattel vai fornecer um kit de reparo para o Cadeirão. "Já no caso dos consumidores que compraram o Ocean Wonders, a companhia fará a troca da bola inflável ou efetuará o reembolso em dinheiro."
Para realizar o procedimento, os consumidores devem se cadastrar pelo site informacoesmattel.com.br ou pelo número 0800-7777273. A ligação é gratuita e o serviço funciona de segunda a sábado, das 8h às 20h, e aos domingos, entre 9h e 15h.
Orientação, Segundo o Procon-SP, na hora de levar o produto para fazer o recall, o consumidor deve exigir um documento que comprove a realização do serviço de troca, reembolso ou reparo. Além disso, o órgão orienta àqueles que tiverem qualquer tipo de problema com o recall a procurarem um posto de atendimento. O consumidor que tiver sido vítima de algum acidente provocado pelo defeito pode solicitar ainda, na Justiça, uma reparação por danos morais e patrimoniais, se for o caso.
Para a advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Daniela Trettel, o consumidor deve atender ao recall e providenciar o reparo ou ressarcimento rapidamente para se precaver de problemas maiores. "O recall é um dever da empresa e também um direito do consumidor. Enquanto nos países de primeiro mundo eles são recorrentes, no Brasil ainda estamos estabelecendo essa cultura de recall", destaca.
Em agosto, recall de oito bonecas no País
Este não é o primeiro recall que a fabricante de brinquedos americana faz este ano. Em agosto, a Mattel, dona da Fisher-Price, fez a substituição mundial de mais de 96 mil brinquedos da série Acampamento Divertido Little People. Na ocasião, havia o risco, de acordo com a fabricante, de que a cintura da boneca Sonya Lee se quebrasse e liberasse peças pequenas que, se engolidas, poderiam levar à asfixia das crianças.
Apesar de o Brasil ter sido incluído nessa ação, apenas oito brinquedos haviam sido comercializados no País no período de 15 dias em que o produto esteve disponível nas lojas. O baixo número de brinquedos em circulação restringiu a ação da Mattel aos Estados de São Paulo, Goiás e Paraíba.
Veículo: O Estado de S.Paulo