Samsung, Panasonic e H-Buster reforçam suas linhas de produção de televisores para atender a demanda do Natal. Depois de registrar crescimento no primeiro semestre de 75% em suas vendas de TVs, por conta da Copa do Mundo, as empresas investem nos televisores de tela de cristal líquido (LCD) para repetir os bons resultados atingidos no primeiro semestre do ano.
Segundo a Samsung, o momento agora é de aumento da produção para atender as vendas dos próximos meses .A empresa registrou crescimento no volume de vendas na época da Copa, mas registrou escassez de produtos. "A demanda foi grande, mas sofremos com a falta de produtos, por conta da logística de Manaus" conta o gerente sênior de Televisores da Samsung, Rafael Cintra. Para atender os pedidos do Natal, a multinacional coreana começa, a partir deste mês, a elevar a sua produção. Dados fornecidos pel a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) apontam que a Samsung prevê investir cerca de US$ 145 milhões na produção de televisores de LCD.
Outra fabricante que briga por uma fatia das vendas dos próximos meses é a japonesa Panasonic, que duplicou a produção dos televisores. Segundo o analista de produtos da empresa, Daniel Kawano, as vendas no Natal representam metade do faturamento anual da companhia na unidade de televisores. Entre abril de 2008 e março de 2009, o faturamento global da Panasonic foi de 7,76 trilhões de ienes.
Outra empresa que se prepara para o aquecimento das vendas é a chinesa H-Buster, cujo gerente de Marketing, Carlos Bizetto, já obteve ótimos resultados no primeiro semestre do ano. "Em 2010, nós tivemos um Natal invertido: 60% das vendas de televisores foram feitas no primeiro semestre", afirma Bizetto. A empresa projeta crescer mais de 40% no segmento de televisores este ano. De acordo com a Suframa, a companhia chinesa fará investimentos de US$ 137,5 milhões para reforçar a cadeia produtiva dos televisores com tela de cristais líquidos (LCD).
Segundo a Suframa, foram fabricados 3.714.667 unidades de televisores de LCD no primeiro semestre do ano, crescimento de 188,31% em relação ao mesmo período de 2009. Com faturamento de US$ 2,643 bilhões, as TVs de LCD assumiram pela primeira vez a posição ocupada pelas motocicletas comUS$ 2,638 bilhões.
Outro indicador positivo é que, somente nos seis primeiros meses deste ano, já foi produzido quase o mesmo número de televisores com essa tecnologia que em todo o ano de 2009.
Veículo: DCI