A expectativa do varejo de Belo Horizonte para as vendas do Natal, a melhor data do segmento, é positiva. Conforme a Sondagem de Opinião do Lojista realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas), neste ano, 80,3% dos entrevistados estimam que as vendas serão melhores do que no ano passado. O resultado superou o registrado em 2009 quando 70% dos empresários acreditavam em vendas superiores às do exercício anterior.
De acordo com o estudo, em relação ao planejamento para o Natal, 25,7% dos lojistas pretendem contratar trabalhadores temporários neste ano contra 18% que pretendiam ampliar o quadro de funcionários no mesmo intervalo de 2009.
Conforme o levantamento, 21,6% afirmaram que vão priorizar investimentos na decoração das vitrines como forma de incrementar as vendas. Na seqüência, 20,9% dos comerciantes disseram que vão investir na aquisição de mercadorias para reforçar o mix de produtos.
Estoques - A pesquisa revelou que 56,6% dos empresários da Capital já realizaram o planejamento de estoques. De acordo com o levantamento, 34,3% dos empreendedores ainda não realizaram os pedidos mas já possuem um planejamento contra 20% que ainda não estudaram as medidas que serão adotadas para o Natal.
Outro aspecto evidenciado pela análise é que 37,4% pretendem investir em produtos importados, motivados principalmente pelo desejo de diversificar o mix de mercadorias. Além disso, 38,1% pretendem antecipar o clima natalino, a partir de outubro, através de recursos de decoração, como ferramenta para atrair clientes.
A maioria dos comerciantes (76,2%) relatou que o cartão de crédito deverá ser a modalidade mais empregada pelos consumidores na hora de efetivar a compra. Já as vendas à vista deverão representar 12,3% das negociações no período.
Para a chefe do Departamento de Economia da Fecomércio Minas, Silvânia de Araújo, questões como a ampliação de contratações temporárias, investimento em vitrines temáticas e a aquisição de novas mercadorias para composição de estoques demonstram que os empresários estão focados no bom atendimento. "Estas são situações que refletem claramente a percepção de que o consumidor também está mais exigente e vai optar, predominantemente, por aqueles estabelecimentos que oferecem o melhor conjunto de condições favoráveis", analisou.
Importados - Conforme Silvânia, a valorização do real frente ao dólar deverá estimular a presença de itens importados no Natal. Sobre a antecipação das compras, ela disse que o comportamento é explorado pelos empresários para conquistar a preferência dos consumidores, que gostam de planejar as compras. "Há uma grande quantidade de clientes que recebem a restituição do Imposto de Renda e pagamento do 13º salário antecipado. Logo, muitos lojistas estão atentos a isso", observou a economista.
Ela lembrou que as expectativas positivas dos comerciantes são diretamente influenciadas pelo ambiente econômico favorável, marcado pelo crescimento expressivo do Produto Interno Bruto (PIB) estadual e nacional e pela queda do desemprego. "Além disso, estamos vivenciando um momento de forte inclusão social, ampliando a classe C, que hoje representa 89% da população brasileira", afirmou.
Veículo: Diário do Comércio - MG