Uma pesquisa com 7,2 mil pessoas feita pela empresa CVA Solutions analisou os consumidores de aparelhos de TV no país. As televisões com tubo ainda são maioria nos domicílios do Brasil, de acordo com a pesquisa, que revela que 69% dos entrevistados nas cinco regiões ainda têm TV com tubo e 31% têm TV flat, que abrange os modelos de LED, plasma e LCD.
A pesquisa envolveu pessoas de 18 a 65 anos ou mais, de diversas classes sociais, com renda familiar mensal de R$ 500 a R$ 12,7 mil ou mais, moradoras das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, sendo que dentro da região Sudeste, os estados com destaque foram São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Os aparelhos com tamanhos entre 26 e 29 polegadas são os mais encontrados nos domicílios, e compõem 44% do total da pesquisa. A marca mais comprada nos modelos de TV com tubo é a Philips seguida por Semp Toshiba e, em TV flat, é a LG seguida por Samsung.
A pesquisa da CVA Solutions também apontou que a Casas Bahia é o estabelecimento onde as pessoas mais compraram suas TVs, e detém 19% do total de vendas das TVs com tubo e 14% das vendas das TVs flat.
No que diz respeito a custos, foram avaliados custo de consumo de energia elétrica, custo de manutenção e preço de compra do aparelho. Já com relação aos benefícios, questões como durabilidade da TV, rede de assistência e manutenção, facilidade do uso, qualidade da imagem, reputação e fama da marca, tecnologia avançada, qualidade do som e estética e design da TV são os atributos principais.
Para os consumidores de TV com tubo, a marca com maior custo-benefício foi Semp Toshiba, seguida por LG, Philips, Samsung e Sony. Já para os consumidores de TV flat, a marca com maior custo-benefício foi a Sony, seguida por Samsung, Semp Toshiba, AOC e LG.
Sony, Semp Toshiba e Philips têm os consumidores mais leais nas TVs de tubo, que atualmente têm televisores destas marcas e optaram por elas para recompra futura. Dentre os que possuem TV flat, a Sony, Semp Toshiba e Samsung tem os consumidores mais fieis, que escolheriam a marca no momento da recompra.
As marcas com maior força, ou seja, maior capacidade de atrair consumidores (atração menos rejeição) para quem tem TV com tubo são: Philips, Semp Toshiba, Sony, LG e Samsung. Já para os consumidores que tem TV flat são: Sony, LG, Samsung, Philips e Semp Toshiba.
O mercado de aparelhos de TV conquistou nota média de custo-benefício de 8,21, a sexta posição dentre os 21 setores da economia analisados. O melhor segmento analisado é o de Eletrodomésticos com nota 9,28 e o pior é o de Planos de Saúde com nota 6,27.
Veículo: Diário do Comércio - MG