Rede investe R$ 20 milhões na ampliação dos pontos de venda.
A Drogaria Araujo S/A, rede mineira com 103 anos de mercado, pretende alcançar a marca de 100 lojas até o final deste ano. Na última terça-feira mais uma unidade foi aberta no Boulevard Shopping, no bairro Santa Efigênia, na região Leste de Belo Horizonte.
Segundo o presidente da empresa, Modesto Carvalho de Araujo Neto, os investimentos na abertura das dez filiais neste ano somam R$ 20 milhões. "O aporte faz parte do plano de expansão da rede que pretende alcançar a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e o interior do Estado", afirmou. A rede está investindo também em reformas e ampliações das unidades já existentes.
Lojas estão em fase de abertura no Shopping Sete Lagoas, na cidade que dá nome ao mall na RMBH; no centro comercial situado na Cidade Administrativa, no bairro Serra Verde, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte; em frente ao Hospital Felício Rocho, no bairro Barro Preto, na região Centro-Sul da Capital; no Riacho das Pedras, em Contagem, também na RMBH, entre outras.
Com a abertura das novas lojas a rede pretende alcançar faturamento na casa de R$ 840 milhões no acumulado do ano. "Esse valor representa 20% de crescimento com relação ao acumulado de 2009", informou Araujo Neto. No exercício anterior o faturamento da empresa chegou à casa dos R$ 700 milhões, com crescimento de 20% com relação a 2008, quando a rede faturou R$ 600 milhões no acumulado do ano.
Internet - Somente nos primeiros seis meses desse ano, a empresa registrou uma alta superior a 40% nas vendas via internet frente às de idêntico período de 2009. Para o acumulado de 2010, a estimativa é crescer, pelo menos, 60% na mesma base de compração.
Para 2011, os planos são de abertura de mais 20 lojas em locais não divulgados. Se a meta for alcançada, a rede pretende chegar ao faturamento no acumulado de 2011 de R$ 1 bilhão.
Segundo Araujo Neto, a Drogaria Araujo S/A ocupa, atualmente, a sexta posição no ranking das maiores empresas do Brasil em faturamento e a primeira colocação em faturamento por loja.
"O desempenho positivo é resultado do trabalho de uma equipe competente, aliada à política de gestão de resultados adotada há seis anos, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG)", ressaltou o presidente da empresa. "A Drogaria Araujo S/A é hoje o maior arrecadador de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do segmento varejista no Estado", destacou Araujo Neto.
A rede mantém um quadro de 4,2 mil funcionários. Com as lojas que ainda serão inauguradas, o número de empregos gerados aumentará até o final do ano. Segundo explicou o representante da quarta geração da família na direção da empresa, a gestão de resultados estabelece uma meta anual que é subdividida, por sua vez, em objetivos mensais. Quinzenalmente, a administração da rede avalia o desempenho, causas e efeitos e estabelece um plano de ação para alcançar as projeções.
Veículo: Diário do Comércio - MG