Corinthians terá farmácia e celulares

Leia em 3min 10s

Time faz parcerias com empresas para vender produtos personalizados para seus 25,8 milhões de torcedores

 

Clube coloca produtos no varejo em cerca de 20 dias e deve faturar com royalties de cerca de 10% do valor de venda

 

Com R$ 204 bilhões de renda no bolso, os 25,8 milhões de torcedores alvinegros viraram prioridade nos negócios do Corinthians.

 

O time abrirá uma rede de farmácias, a Farma Timão, e venderá celulares de dois chips a partir deste mês, além de lançar a TV Corinthians, um canal pago já apelidado de "TVC", que deverá ser veiculada nas maiores operadoras de TV por assinatura do país, como Net e Sky.

 

Além do canal de televisão, o clube estuda criar um site para comercializar produtos pela internet.

 

No ano passado, o Corinthians faturou R$ 181 milhões, resultado 54% superior ao do ano anterior. Foi o clube que apresentou maior evolução nas receitas, segundo estudo da consultoria Crowe Horwath RCS.
"É a segunda maior torcida do país, com integrantes com perfil semelhante ao da nova classe média, que é a que mais cresce no país. Entre 80% e 90% estão concentrados no Sul e Sudeste, regiões com renda mais alta", diz Caio Campos, gerente de marketing do clube. "O clube quer aproveitar o potencial dos seus torcedores com produtos diferenciados."

 

NOVOS NEGÓCIOS

 

Em 15 dias será aberta a primeira Farma Timão, no Parque São Jorge, em parceria com a Neo Química, patrocinadora do clube, comprada no final de 2009 pela Hypermarcas. A primeira loja recebeu investimento de cerca de R$ 1,5 milhão.

 

A previsão é abrir dez unidades franqueadas da marca até julho de 2011 e vender produtos com descontos para torcedores. Três delas serão inauguradas até dezembro nas zonas leste, sul e na região central de São Paulo.
"Auxiliaremos na implementação do projeto emprestando nossa experiência com canal farmácia, que inclui medicamentos livres, com prescrição, genéricos e similares, além de produtos de higiene pessoal, beleza, adoçantes, preservativos e fraldas, diz Walker Lahmann, diretor de Marketing da divisão Farma da Hypermarcas.

 

A venda de celulares também deve começar a partir deste mês em cem lojas da rede Poderoso Timão, além de Extra, Ponto Frio e Casas Bahia. São dois modelos de dois chips, de R$ 349 a R$ 399 (dependendo dos recursos).
"A ideia é vender cerca de 24 mil aparelhos por mês customizados para corintianos. E outros 46 mil sem a personalização do clube", diz Frederico Godke, diretor comercial da Maxxicel, importadora dos aparelhos.

 

Trazidos da China, os aparelhos terão recursos como filmadora, rádio, MP3, MP4, câmera fotográfica, além de sinal para TV digital .
Até setembro, a Anatel registrou 191,5 milhões de linhas de celulares. Desse total, 82% são pré-pagas.

 

Já existem outros aparelhos com dois chips sendo vendidos no país por ao menos quatro fabricantes. Mas é o mercado "cinza" que preocupa a Maxxicel. "Foram vendidos 9 milhões de celulares com dois chips no mercado informal no ano passado. E outros 3 milhões de aparelhos com um chip, sem homologação", diz Godke.

 

A Maxxicel tem planos para instalar até janeiro uma fábrica em Itajaí (SC) ou Manaus (AM) para montar os celulares no Brasil.

 

A definição do local depende de negociação sobre incentivos fiscais. Devem ser investidos R$ 12 milhões na fábrica, que terá 50 funcionários. Para expandir os negócios, a empresa recebeu um aporte de R$ 18 milhões.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Logística compromete os custos do segmento

Os custos com transporte estão comprometendo a rentabilidade da cadeia leiteira de Minas Gerais. De acordo com o ...

Veja mais
Marca regional menor cresce em varejo de bairro

No varejo independente, formado por empórios, mercearias, padarias e lojas de conveniência, algumas marcas ...

Veja mais
Briga emperra mercado de displays

Disputa entre fabricantes por patente na Justiça começa a afastar clientes   Há uma disputa ...

Veja mais
Mudanças beneficiam o consumidor

Preço mais competitivo leva consumidor a trocar marcas tradicionais por novas   O consumidor brasileiro es...

Veja mais
Desempenho na Europa surpreende e Unilever lucra mais

A Unilever, segunda maior fabricante mundial de bens de consumo, anunciou aumento acima do esperado nas vendas em volume...

Veja mais
Walmart dá prioridade ao resultado

Novo presidente do Walmart no Brasil, Marcos Samaha quer manter o ritmo acelerado de crescimento adotado por seu anteces...

Veja mais
Plástico nocivo será tirado de produtos, diz indústria

Nestlé se compromete a banir de embalagens o bisfenol, que pode afetar a saúde   No Brasil, Vigil&a...

Veja mais
Milk Delivery amplia ação para área de recrutamento do porta-a-porta

Com o slogan "A gente leva até você" a empresa Milk Delivery , uma distribuidora que atua com a empresa de ...

Veja mais
Loja própria cresce na indústria de eletrônicos

Para aumentar a capacidade de vendas no País, os fabricantes de eletrônicos têm investido em lojas pr...

Veja mais