Marca regional menor cresce em varejo de bairro

Leia em 1min 10s

No varejo independente, formado por empórios, mercearias, padarias e lojas de conveniência, algumas marcas regionais atingiram tamanho crescimento de vendas que já começam a desbancar a liderança de empresas mais conhecidas.

 

A inversão ocorre principalmente em produtos como arroz, fraldas descartáveis, massas, biscoitos, álcool, açúcar e grande parte dos produtos de limpeza.
O fato, que ocorre com mais frequência no Nordeste, foi verificado por uma pesquisa que será divulgada neste mês pela Nielsen e pela Abad (Associação Brasileira de Atacadistas de Produtos Industrializados).

 

As grandes marcas, líderes de vendas, porém, reafirmam sua força nesse segmento do varejo em categorias de maior valor agregado, como iogurte, azeite, temperos e molhos prontos, café solúvel, adoçante, maionese e creme dental.

 

"Estas marcas menos conhecidas que se destacam no varejo independente estão ligadas a produtos essenciais, que não demandam tanta tecnologia e pesquisa na produção. São mercados em que é mais fácil para uma empresa menor competir", diz Oscar Attisano, superintendente da Abad.
As marcas regionais de destaque também estão geralmente ligadas às classes de renda mais baixa.

 

O varejo independente, também conhecido como varejo de vizinhança, é o principal cliente do atacado distribuidor, segundo a Abad. O segmento atende quase 1 milhão de pontos de venda.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Bread King investe R$ 3,5 mi em Contagem

Minas Gerais é o principal mercado da empresa sediada em Santa Catarina.   A Empresa Bread King Alimentos,...

Veja mais
Cosméticos orgânicos serão regulamentados

Objetivo é a transparência para o consumidor, que vai usar um produto ecologicamente correto.  As nor...

Veja mais
Logística compromete os custos do segmento

Os custos com transporte estão comprometendo a rentabilidade da cadeia leiteira de Minas Gerais. De acordo com o ...

Veja mais
Corinthians terá farmácia e celulares

Time faz parcerias com empresas para vender produtos personalizados para seus 25,8 milhões de torcedores   ...

Veja mais
Briga emperra mercado de displays

Disputa entre fabricantes por patente na Justiça começa a afastar clientes   Há uma disputa ...

Veja mais
Mudanças beneficiam o consumidor

Preço mais competitivo leva consumidor a trocar marcas tradicionais por novas   O consumidor brasileiro es...

Veja mais
Desempenho na Europa surpreende e Unilever lucra mais

A Unilever, segunda maior fabricante mundial de bens de consumo, anunciou aumento acima do esperado nas vendas em volume...

Veja mais
Walmart dá prioridade ao resultado

Novo presidente do Walmart no Brasil, Marcos Samaha quer manter o ritmo acelerado de crescimento adotado por seu anteces...

Veja mais
Plástico nocivo será tirado de produtos, diz indústria

Nestlé se compromete a banir de embalagens o bisfenol, que pode afetar a saúde   No Brasil, Vigil&a...

Veja mais