Cosméticos orgânicos serão regulamentados

Leia em 2min 40s

Objetivo é a transparência para o consumidor, que vai usar um produto ecologicamente correto.


 
As normas para regulamentação de cosméticos orgânicos estão em discussão entre representantes do governo e setor privado. O objetivo é certificar o produto final - cremes, hidratantes, xampus, entre outros -, garantindo transparência para o consumidor, que vai usar um coméstico ecologicamente correto e sustentável.

 

O agrônomo e doutor em engenharia ambiental João Matos, gerente de uma fornecedora de produtos para a indústria de cosméticos, informOU que empresas e certificadoras estão discutindo estabelecer parâmetros que devem ser seguidos pelas processadoras de cosméticos.

 

"Para isso, o setor vem debatendo com todos os envolvidos na cadeia produtiva, além de solicitar ao Ministério da Agricultura discussões para maior aprofundamento da questão", afirmou.

 

O coordenador de Agroecologia do ministério, Rogério Dias, destaca que a produção de matéria-prima para a indústria de cosméticos já tem regulamentação.

 

Se uma indústria for produzir algo a partir do óleo de copaíba, por exemplo, já tem como certificar se esse óleo é orgânico. "O que a gente precisa agora é da regulamentação da parte do processamento do cosmético, ajuste que está sendo discutido, juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelo registro de cosméticos", comentou.

 

Processo - Para se chegar até um cosmético orgânico, o processo de fabricação deve seguir vários passos, que vão desde a mistura de ingredientes e óleos essenciais orgânicos até a embalagem apropriada. Uma das principais etapas da cadeia produtiva, segundo João Matos, é a preparação da matéria-prima que será utilizada na produção - o grande diferencial.

 

"Trabalhamos junto com as comunidades para chegar ao resultado que desejamos que é, por exemplo, um açaí plantado, colhido e transportado seguindo os critérios de qualidade orgânica", ressaltou. Para isso, a empresa vem capacitando, ao longo dos últimos cinco anos, 12 comunidades, o que resulta em trabalho para aproximadamente 1,1 mil pequenos agricultores locais.

 

Açaí, cupuaçu, buriti, copaíba e outros frutos da biodiversidade amazônica são plantados e processados para a extração de óleos essenciais, manteigas e argilas. "Como nós trabalhamos com processamento de matéria-prima para indústria, ficamos mais voltados ao preparo e treinamento da comunidade", afirma o agrônomo João Matos.

 

Segundo ele, a empresa preocupa-se com a rastreabilidade, o transporte, e, principalmente, com o ponto mais forte para a condução do processo, que é a capacitação. "Investimos a maior parte dos nossos recursos no treinamento dos agricultores paraenses", diz.

 

Segundo o empresário, na maioria das comunidades extrativistas, a principal precaução que se deve ter, em relação à certificação orgânica, é com o armazenamento e transporte.

 

"Um dos cuidados que devemos tomar é não permitir o armazenamento próximo a componentes químicos, como por exemplo, óleo diesel". Além disso, com relação ao transporte em embarcações, que muitas vezes percorrem longas distâncias em rios, é importante não permitir que o produto fique próximo a outros que tenham rastros contaminantes. Uma solução para isso são as embalagens utilizadas para armazenamento, que são feitas com materiais específicos para a linha orgânica.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Produto com defeito, o terror do Natal

Produto novo com defeito, especialmente eletrodoméstico. Essa é a maior dor de cabeça que o consumi...

Veja mais
Super Nosso deve abrir duas lojas na RMBH

Diante do aumento do poder de compra e renda da população, ascensão das camadas sociais e o crescim...

Veja mais
Bread King investe R$ 3,5 mi em Contagem

Minas Gerais é o principal mercado da empresa sediada em Santa Catarina.   A Empresa Bread King Alimentos,...

Veja mais
Logística compromete os custos do segmento

Os custos com transporte estão comprometendo a rentabilidade da cadeia leiteira de Minas Gerais. De acordo com o ...

Veja mais
Marca regional menor cresce em varejo de bairro

No varejo independente, formado por empórios, mercearias, padarias e lojas de conveniência, algumas marcas ...

Veja mais
Corinthians terá farmácia e celulares

Time faz parcerias com empresas para vender produtos personalizados para seus 25,8 milhões de torcedores   ...

Veja mais
Briga emperra mercado de displays

Disputa entre fabricantes por patente na Justiça começa a afastar clientes   Há uma disputa ...

Veja mais
Mudanças beneficiam o consumidor

Preço mais competitivo leva consumidor a trocar marcas tradicionais por novas   O consumidor brasileiro es...

Veja mais
Desempenho na Europa surpreende e Unilever lucra mais

A Unilever, segunda maior fabricante mundial de bens de consumo, anunciou aumento acima do esperado nas vendas em volume...

Veja mais