Roupas ficarão mais caras em 2011

Leia em 3min 10s

Consumidores devem aproveitar este fim de ano para renovar o guarda-roupa, já que no início de 2011 as peças devem encarecer devido ao aumento no preço do algodão - principal matéria-prima para confecção.

 

O preço da matéria-prima apresentou reajuste de 125% nos últimos 12 meses - maior índice dos últimos anos. Calças jeans, por exemplo, devem ficar cerca de 30% mais caras, já que são feitas basicamente do item, segundo estimativa da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). Na ponta do lápis, uma peça de R$ 120, passaria a custar R$ 156.

 

As famílias provavelmente não encontrarão preços elevados nas lojas no fim do ano. As coleções primavera-verão já estão nas vitrines, e o aumento do preço do algodão não afetará esses produtos.

 

O encarecimento do algodão é reflexo da safra mundial. "Durante a crise financeira, no fim de 2008, os estoques estavam baixos. E no País o volume de áreas plantadas eram 15% menores. Desde então, a procura pela matéria-prima ficou maior do que a oferta", explica Rafael Cervone Neto, presidente do Sinditêxtil-SP (Sindicato das Indústrias Têxteis do Estado de São Paulo).

 

Além disso, entre 2009 e este ano, o País enfrentou problemas climáticos. "A antecipação da chuva sujou o algodão e prejudicou a colheita - geralmente feita entre maio e junho", enfatiza Neto.

 

Nesse contexto, a indústria têxtil, assim como as confecções e os comerciantes, temem que as vendas caíam a partir de fevereiro. "Estamos enfrentando um cenário delicado. É complicado não repassar a alta dos preços ao consumidor. Para agravar, temos mercado competitivo onde a concorrência é brutal. Temos empresas que pararam de produzir", relata Fernando Pimentel, diretor superintendente da Abit.

 

Se o Brasil não exportasse 300 mil toneladas de algodão, tendo em vista que produz 900 mil toneladas, seríamos autosuficiente. Isso porque o consumo interno é de 700 mil toneladas. Portanto 100 mil toneladas são importadas por preço alto pela oferta externa reduzida. "A baixa safra é um problema mundial, não é apenas nosso", afirma o presidente do Sinditêxtil-SP.

 

Setor segue a Brasília em  busca de alternativas

 

A fim de evitar que as vendas no setor do vestuário desabem no início do ano, representantes da indústria têxtil seguem para Brasília para tentar negociar medidas que contribuam para a melhora do segmento.

 

"Vamos propor a desoneração de alguns impostos para os produtores de algodão. Seria uma das alternativas. A outra é tentar estimular o País a ficar com montante maior daquilo que produz, sem prejudicar as exportações", conta Rafael Cervone Netto, presidente do Sinditêxtil-SP.

 

Segundo ele, em 2011 a área plantada deve ser ampliada em 30%. "O negócio é produzirmos mais desta matéria-prima."

 

Para se ter ideia, nos últimos dez anos, o setor cresceu 68% quanto a produção e em 66% quanto a produtividade. "O consumo tem aumentado muito. As pessoas compram mais e precisam achar alternativas para abastecer esse público, sem que os preços se elevem de forma desenfreada", analisa Neto.

 

OTIMISMO -Atuante no setor de confecção de uniformes empresariais, o diretor-titular da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) São Caetano, Fernando Trincado, acredita que a elevação no preço do algodão não atingirá seu segmento de forma tão negativa.

 

"Como trabalho com vários fornecedores diferentes, o poder de negociação é grande. Quando há aumento do valor, corro para outro. Acredito que a concorrência entre as empresas nos ajuda", brinca o diretor.

 

 
Veículo: Diário do Grande ABC
 


Veja também

Philip Morris é obrigada a veicular imagens nos maços de cigarro

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a Philip Morris Brasil Indústria e Comércio Ltd...

Veja mais
Receita da Bic Graphic deve crescer 22%

A Bic Graphic, braço da multinacional francesa Bic que atende exclusivamente o mercado de soluções ...

Veja mais
Redes de móveis planejam lojas nas periferias

A briga para atender a demanda de transferência de 30 milhões de pessoas para a classe média e o aum...

Veja mais
Pandurata prevê venda de 1 milhão de cestas de Natal

Uma das maiores produtoras de panetones do mundo, a brasileira Pandurata, dona das marcas Bauducco e Visconti, vai coloc...

Veja mais
Varejo investe no fast fashion de grife

Redes de vestuário e decoração atraem novos clientes vinculando seus produtos à assinatura d...

Veja mais
Garoto encontra sua identidade

Quase dez anos se passaram e a Justiça ainda não aprovou sua venda para a Nestlé. Apesar das incert...

Veja mais
Indústria farmacêutica anima a Agilent

O crescimento previsto para o mercado farmacêutico local, que faturou R$ 545 milhões no terceiro trimestre ...

Veja mais
Pão de Açúcar aposta em novo visual e no caixa 'verde'

Ser a líder do setor varejista no mercado brasileiro parece não bastar para o conglomerado da famíl...

Veja mais
Alimentos excedem limites saudáveis

Segundo a Anvisa, muitos ultrapassam quantidades indicadas para o consumo diário   O primeiro estudo sobre...

Veja mais