Sabor azedinho adoça vendas de alimentos gelados

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Consumo do sorvete tipo frozen yogurt deve crescer até 50% neste verão com cerca de 20 marcas do produto. 

 

O objetivo da Tutti Frutti é fechar o ano com 35 lojas no Brasil. Primeira loja foi inaugurada em 2007, no Shopping Morumbi.Atendência de aumento do consumo de alimentos saudáveis chegou ao mercado brasileiro de gelados. E o representante desse segmento é o frozen yogurt, um sorvete em massa à base de iogurte que é incrementado com toppings – coberturas de frutas, caldas, cereais e chocolates. A receita do frozen yogurt, importada da Europa e dos Estados Unidos, conquista cada vez mais os brasileiros seja porque tem baixas calorias, seja pelo aumento do acesso dos brasileiros a produtos sofisticados.

 

A tendência provoca uma onda de abertura de lojas pelo País. Ao todo, cerca de 20 marcas se estabeleceram e abriram franquias. A estimativa do setor é de um crescimento de 20% a 50% nas vendas de frozen yogurt neste verão.

 

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes (Abis), o sorvete soft, linha leve da qual faz parte o frozen yogurt, representaram 9% dos 995 milhões de litros de gelados consumidos em 2009 e tem tudo para crescer.

 

Yogoberry – A marca pioneira no ramo, a Yogoberry, que inaugurou a primeira loja em 2007, no Rio de Janeiro, acompanha a expansão da concorrência de perto. "Por causa dela, estimamos aumento menor, de 20% nas vendas. Estamos crescendo e eles também", diz a sócia-fundadora da Yogoberry, Un Ae Hong.

 

A marca pretende entrar em 2011 com 100 lojas espalhadas em 13 estados. Só em São Paulo serão inauguradas cinco lojas, entre dezembro e janeiro, dentro de shoppings e uma unidade de rua no Bom Retiro, na região central. A sócia-fundadora da Yogoberry diz que não teme a concorrência. "A versão natural do nosso frozen yogurt, uma receita italiana, não é tão doce, não tem conservantes e nem gordura. Dá para perceber pelo sabor diferenciado", diz.

 

A Yogoberry tem 45 sabores de frozen yogurt, que são lançados aos poucos. Para abrir uma franquia, é preciso um investimento de R$ 350 mil, sem contabilizar o custo com o ponto de venda. "O retorno é obtido em um ano e meio", diz Un Ae.

 

O frozen yogurt representou 9% dos gelados consumidos em 2009.Tutti Frutti – A marca pioneira em loja self service, conhecida como segunda geração de lojas de frozen yogurt, a Tutti Frutti, também está em plena expansão, com a inauguração de três lojas em São Paulo, nos shoppings Osasco, Pátio Higienópolis e Paulista neste mês. O plano é abrir unidades em Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Rio de Janeiro e na região do ABC paulista. O objetivo da empresa é fechar o ano com 35 lojas no Brasil.

 

Canadense, a rede Tutti Frutti está presente em 14 países e iniciou suas operações no Brasil em 2007, com uma loja no Shopping Morumbi. Na loja, o cliente pode se servir de cerca de 12 sabores de frozen yogurt e incrementá-los com os toppings.

 

Segundo a empresa, a estimativa de crescimento das vendas, neste ano, é de 50% e foi projetada a partir do atendimento de uma loja de shopping, que chega a receber mais de 1 mil consumidores em um sábado.

 

Yogofresh – Outra marca que tem boas projeções de crescimento é a Yogofresh, que espera vender 40% mais frozen yogurt neste verão. Segundo a sócia-proprietária da marca, Clarice Caliman, a meta é chegar a 40 lojas em nove estados brasileiros.

 

Segundo Clarice, o diferencial da empresa é a massa de frozen yogurt de sabor chocolate. "Não é azedinho como o natural e, por isso, faz sucesso entre crianças e mulheres que querem comer sem culpa. O produto tem menos calorias que uma barrinha de cereal", afirma. De olho no público que gosta mais da versão adocicada, a marca serve o sorvete em cestinhas comestíveis.

 

A empresária diz que a fórmula veio de Nova York e foi adaptada ao gosto brasileiro. Outra inovação da Yogofresh é a mistura da linha gelada com a quente. "Servimos frozen com café, lembra um capucino", afirma Clarice.


 
Veículo: Diário do Comércio - SP


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