Brastemp traz inovações do século 21 com charme dos anos 50

Leia em 10min 30s

Refrigeradores e fogões Retrô são o primeiro lançamento da marca em 2011.

 

Agora, o consumidor Brastemp, que está cada vez mais interessado em imprimir sua personalidade em produtos que ofereçam inovação e estilo, encontra mais uma opção para deixar a casa com a sua personalidade: a família Brastemp Retrô, que até então possuía o Frigobar, conta agora com Refrigerador e Fogão.

 

“Quem move a criação destes produtos e os faz de fato são os próprios consumidores”, declara o gerente geral de Design e Inovação da Whirlpool Latin America, Mário Fioretti. Segundo ele, as pessoas que compram Brastemp têm uma mente aberta e curiosa, e estão em busca não só de produtos, mas de novas experiências. “Elas investem em um eletrodoméstico diferente e a família Retrô, sem dúvida, será um ponto de exclamação em suas cozinhas”, completa.

 

Para a criação, houve o envolvimento de diversas equipes, passando pelas áreas de design, tecnologia e marketing, que convergiram para o desejo do consumidor, manifestado com grande aceitação desde o lançamento do Frigobar Retrô, em 2007. O sucesso do produto instigou a equipe a levar a tendência vintage para outros eletrodomésticos, que estivessem mais presentes no cotidiano do consumidor – como um refrigerador e um fogão.

 

Foram muitas pesquisas e imersões no passado, mas também com os olhares no futuro, para que fossem atendidos todos os aspectos do projeto. Desde a observação de produtos que traduziam a marca há dezenas de anos, até o estudo da moda vintage; tudo o que traz a dualidade passado e futuro foi instrumento de inspiração.

 

O primeiro olhar do consumidor sobre o produto pôde ser notado em um evento da marca em 2009. Na época um “projeto-conceito”, o produto esteve exposto em uma das edições do BGourmet – evento no qual a Brastemp mostra as novidades do mundo da arquitetura e da gastronomia, convidando os principais nomes dessas áreas para decorar ambientes e oferecer aulas de gastronomia. Lá, o público conheceu o primeiro refrigerador Retrô e aceitação foi imediata. “Os resultados foram mensagens, e-mails e sugestões daqueles consumidores para que o conceito se tornasse uma realidade para compra”, revela a diretora de marketing, Claudia Sender.

 

Após isso, foi necessário cerca de um ano e meio de trabalho, para que todos os elementos conversassem e trouxessem um equilíbrio entre o novo e o antigo. Foram incluídos detalhes que ativassem nossa memória, mas com toda a tecnologia que precisamos para as tarefas diárias e o conforto do consumidor. Cantos arredondados, puxadores externos salientes e o logo do esquimó, ao lado da melhor economia de consumo de energia do mercado nessa categoria, controles eletrônicos e a qualidade de um refrigerador e fogão modernos formam um conjunto que se destaca em qualquer ambiente. A cara da Brastemp.

 

Tendência Retrô – O contemporâneo com cara de passado: uma inspiração muda tudo. Hoje, cores, letras, formas e música são transformadas por uma inspiração que vem lá de trás – uma mescla do que temos de melhor atualmente, com as expectativas do futuro e um insight de boas lembranças do passado. Sem aquele cheiro de naftalina ou nostalgia, mas a mistura do que somos hoje, com as boas lembranças do passado e as descobertas que o futuro tende a trazer.

 

As características dessa tendência de mescla de passado e futuro no presente estão detectadas em pesquisas realizadas pela Whirlpool Latin America – principalmente focadas no comportamento e nos desejos dos consumidores – que inspiraram o desenvolvimento da nova família de produtos Retrô pela marca Brastemp.

 

“O consumidor Brastemp busca sempre imprimir sua personalidade em casa, com produtos, que, como ele, são irreverentes, inovadores e diferentes. Queríamos achar uma novidade que trouxesse essa atitude aliada à tendência vintage que encontramos em nossas pesquisas”, explica a diretora de marketing da Whirlpool Latin America, Claudia Sender.

 

A influência do “antigamente”, mas sem cara de antigo (vintage), é observada claramente no campo da moda, por exemplo, com vestígios de elegância, glamour, feminilidade, cores e cortes dos anos 40 e 50. É interessante observar a releitura de toda a escala cromática utilizada na época: o que acontece não é uma replicação exata, mas uma reinterpretação de cores com uma pitada contemporânea, como é o caso das próprias cores da dos novos produtos Retrô da Brastemp.

 

Além disso, músicos se influenciam e colocam cada vez mais elementos do jazz, classic rock e folk em canções que emplacam nas rádios, ou melhor, nos atuais IPods. Vozes poderosas e acordes trabalhados nas partituras das décadas douradas povoam as atuais bandas e cantores. Uma releitura do passado com ar de novo.

 

Outro campo de clara aparição deste “antigo remodelado” são os produtos, que vão desde automóveis até objetos de decoração – como os refrigeradores e fogões Retrô da Brastemp, que na visão do gerente geral de Design e Inovação da Whirlpool Latin America, Mário Fioretti, “é um objeto de decoração também funcional, e não o contrário”.

 

Utilizar o bom do antigamente, com o que há de melhor de hoje para fazer o produto de amanhã. Esta foi a tendência observada no cotidiano e, principalmente, nas pessoas para a criação dos novos produtos Retrô que são assiiim... uma Brastemp.

 

As principais características dos modernos Retrô que são assiiim... uma Brastemp

 

Refrigerador- Numa mistura de traços clássicos e modernos, o novo refrigerador Brastemp Retrô resgata verdadeiros ícones da história da marca: o simpático esquimó da Brastemp no grafismo do painel; o alinhamento vintage, tanto interno quanto externo com linhas mais curvas; os puxadores em liga de alumínio cromado; e o logo utilizado pela Brastemp nos anos 50.

 

Além do design inspirador, o produto oferece a comodidade e a tecnologia do século 21. Os exclusivos porta-latas e cestinha de frutas são removíveis, garantindo facilidade para levar os itens à mesa. A cestinha ainda possui um fundo vazado que evita o contato da fruta com o fundo do pote.

 

Uma solução prática e sustentável, o controle eletrônico externo facilita a escolha da temperatura e evita a abertura da porta para fazer os ajustes, economizando energia elétrica. Porque não basta atender às necessidades do consumidor – é preciso enxergar também a demanda do meio ambiente.

 

Dentro de seus 352L de capacidade, o compartimento ‘extra-frio’ guarda espaço específico para um resfriamento mais rápido e o de ‘congelados especiais’ reserva um lugar para os produtos que precisam de um armazenamento específico.

 

E lógico que a tecnologia Frost Free, introduzida no mercado brasileiro pela Brastemp, tem que estar presente na lista de inovações do Retrô. Com o frost free é desnecessário fazer o degelo, pois o sistema já evita automaticamente a formação de gelo nas paredes do freezer.

 

O freezer conta com a função ‘congelamento rápido’, uma maneira eficaz de conservar as características naturais dos alimentos. Por meio do congelamento rápido, a fase de cristalização do gelo, que ocorre entre as temperaturas de 0ºC a - 5ºC, é ultrapassada mais rapidamente, minimizando a perda de água dos alimentos e, portanto, mantendo a sua constituição natural. Preço sugerido: R$ 7.999.

 

Fogão- A família Retrô Brastemp também ganha outro membro: o Fogão Brastemp Retrô. O design traz a cara do passado com a modernidade do presente com elementos como o backsplash (complemento decorativo do fogão), grafismos e abas laterais, que remetem à década de 50.

 

O alinhamento do fogão 4 bocas segue o mesmo estilo vintage do refrigerador, inclusive com os detalhes cromados e a figura do tradicional esquimó.

 

Entre as facilidades estão a mega-chama (potência de 3,4 kw) e a função grill (potência 1.600w), que auxiliam na preparação de pratos. Já o timer digital avisa quando o tempo de preparo chegou ao fim e as trempes de ferro fundido esmaltadas e individuais facilitam a limpeza do aparelho. Além disso, o fogão também é classe A quando o assunto é consumo de energia.

 

Assim, juntando inovação, funcionalidades modernas e design com a tendência Retrô, o fogão traz toda a qualidade e robustez de um moderno eletrodoméstico Brastemp, com o charme e a elegância de outrora. Preço sugerido: R$ 3.999.

 

Whirlpool Latin America - Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America atua no Brasil com as marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, com fábricas em Rio Claro (SP), Joinville (SC) e Manaus (AM). Na América Latina, possui escritórios na Argentina, Chile, Peru, Guatemala, Equador, Colômbia, Miami e Porto Rico e atua principalmente com as marcas Jenn-Air, KitchenAid, Eslabon de Lujo, Whirlpool, Acros e Maytag.

 

No Brasil, possui 20 laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento e quatro Centros de Tecnologia: Cocção, Ar-Condicionado, Lavanderia e Refrigeração – este considerado um dos maiores do mundo. Nesses locais, são desenvolvidos produtos e projetos inovadores que são exportados para mais de 70 países.

 

De acordo com o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), a Whirlpool é a quarta colocada no registro de patentes no Brasil, além de ser a companhia brasileira com maior volume de patentes concedidas nos Estados Unidos. A inovação, entretanto, só é possível porque, combinados à tecnologia, estão os talentos. São 14,5 mil colaboradores nas fábricas e centro administrativo. Pessoas que fazem da Whirlpool uma das três únicas empresas presentes no Guia Você S.A./Exame “As Melhores Empresas para Trabalhar” desde a primeira edição, em 1997, a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil no ranking de 2010 e a Empresa Mais Inovadora do país, segundo a revista Época Negócios.

 

Além disso, é uma das 20 empresas modelo em sustentabilidade, segundo o Guia Exame de Sustentabilidade, resultado do compromisso de envolver consumidores e colaboradores para que façam, até mesmo no ato da compra, a escolha por um mundo melhor. Com esse objetivo, desenvolve produtos com alto nível de eficiência energética, atua na gestão de materiais e resíduos e na redução do uso de gases efeito estufa. A cada ciclo de dez anos, a Whirlpool tem desenvolvido produtos que economizam de 40% a 50% de energia – incluindo gás e eletricidade – em relação à geração anterior de aparelhos. O uso de água por lavadoras caiu quase 60% se comparado às fabricadas há oito anos.

 

Fora das fábricas, residências e estabelecimentos, a Whirlpool ainda trabalha para proporcionar qualidade de vida às mulheres e às suas famílias, por meio da geração de trabalho e renda: o Instituto Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade, para que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias. Hoje, o Consulado assessora 174 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 1.344 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já beneficiou mais de 25 mil pessoas.

 

Perfil- A Whirlpool Corporation é a líder mundial na fabricação e no comércio de eletrodomésticos de linha branca, com um faturamento anual de aproximadamente US$ 17 bilhões em 2009, 67 mil funcionários e 67 centros de manufatura e pesquisa tecnológica em todo o mundo. A empresa comercializa Whirlpool, Maytag, KitchenAid, Jenn-Air, Amana, Brastemp, Consul, Bauknecht e outras grandes marcas a consumidores em praticamente todos os países. [ www.whirlpoolcorp.com].

 

Centésimo aniversário da Whirlpool Corporation - Fundada em 11 de novembro de 1911, a Whirlpool Corporation vem influenciando a vida doméstica e familiar há um século. A empresa é impulsionada pela crença de que todos precisam de um lugar confortável que possam chamar de casa e tem uma história de cem anos criando melhores formas de cozinhar, limpar, refrigerar e armazenar. A Whirlpool Corporation tem como foco melhorar a vida das pessoas, das famílias, das casas e das comunidades.

 

Veículo: Revista Fator Brasil


Veja também

Iguatemi investe R$ 30 milhões em SP

A Iguatemi Empresa de Shopping Centers comprou um terreno de 50,2 mil metros quadrados na região de Sorocaba e Vo...

Veja mais
Justiça nega às farmacêuticas liminar contra a criação do selo de segurança

Uma decisão da 9ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal negou liminar em mandado...

Veja mais
Sabor azedinho adoça vendas de alimentos gelados

Consumo do sorvete tipo frozen yogurt deve crescer até 50% neste verão com cerca de 20 marcas do produto.&...

Veja mais
Whirlpool aposta que 2011 será o ano da linha branca

Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America, detentora das marcas Bra...

Veja mais
Com caixa, Diageo está pronta para fazer aquisições

Às vezes todos os seus Natais vêm de uma só vez. Não muito tempo atrás, a Diageo, do R...

Veja mais
Marca busca seda e poliéster na Ásia e malha no Sul

Em busca de preço e qualidade, as grifes brasileiras estão cada vez mais importando tecidos e produtos aca...

Veja mais
Setor de brinquedos cresce sem proteção, mas ela está de volta

Desde junho de 2006, quando a tarifa de importação cai para 20%, a receita vem subindo   Nas &uacut...

Veja mais
Nestlé contra cápsulas

A Denner S.A., uma rede suíça de supermercados controlada pelo grupo Migros, terá de parar de vende...

Veja mais
Tricofort Cosméticos anuncia sua primeira linha de produtos masculinos

A Tricofort, empresa com mais de 30 anos de mercado, investe em linha específica para os cabelos dos homens. &n...

Veja mais