Iguatemi investe R$ 30 milhões em SP

Leia em 3min

A Iguatemi Empresa de Shopping Centers comprou um terreno de 50,2 mil metros quadrados na região de Sorocaba e Votorantim, no interior de São Paulo, para a construção de um shopping center voltado para alta renda e prédios comerciais. O negócio envolveu R$ 30 milhões.

 

O novo terreno é anexo a uma área já adquirida pela empresa em 2008. Juntos, os dois terrenos totalizam 95,2 mil metros quadrados. Os planos da companhia para o espaço envolvem a construção de um shopping de 57,6 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) e quatro prédios comerciais de 60 mil metros quadrados de ABL, até 2019.

 

A Iguatemi informou ontem que o novo shopping center será construído em duas fases. A primeira, que contará com 317 lojas e 2.959 vagas de estacionamento, está planejada para ser inaugurada em setembro de 2013. A segunda etapa deverá ser inaugurada em setembro de 2018 e contará com mais 108 lojas.

 

A receita operacional líquida prevista para o primeiro ano de operação do shopping é de R$ 40,4 milhões, enquanto o resultado esperado para o projeto completo é de R$ 80,3 milhões, com taxa real de retorno esperada de 15,2%.

 

Segundo informou a empresa, o investimento total para a construção do shopping é de R$ 383,6 milhões (líquido de luvas). "Este novo projeto reforça a estratégia da Iguatemi de focar os segmentos A/B, nas regiões Sul e Sudeste", informou a companhia, ontem, em comunicado.

 

O novo shopping anunciado ontem pela Iguatemi será próximo, mas não anexo ao Esplanada. "Os shoppings serão complementares e o polo trará mais fluxo de pessoas, terá um maior poder de atração", disse ontem ao Valor a vice-presidente de Finanças da Iguatemi, Cristina Betts.

 

"Esse shopping, a ser construído no interior de São Paulo, e o MarketPlace, na capital, são os únicos onde temos 100%. Faz parte da nossa estratégia ampliar nossa participação nos demais shoppings [do portfólio da empresa]", explicou a executiva.

 

Com esta nova construção, a Iguatemi terá um portfólio total de 18 shoppings, sendo que 12 deles estão no Estado de São Paulo.

 

No início deste mês de janeiro, a Iguatemi comprou por R$ 11,8 milhões a participação de 3,4% da administradora de shopping centers BR Malls no Esplanada Shopping, em Sorocaba. A BR Malls é a maior administradora de shopping centers do país, área bruta locável. Com a compra, a Iguatemi passou a deter 33,14% do empreendimento.

 

Segundo a BR Malls informou, quando a operação foi fechada em 4 de janeiro, o ativo em Sorocaba deixou de ser interessante pois não havia chance de a empresa deter participação relevante no shopping ou assumir sua direção.

 

A participação no Esplanada havia sido adquirida pela BR Malls em agosto de 2007 por R$ 7 milhões, gerando uma taxa interna de retorno (TIR) de 16,7% ao ano. Após a operação, o número de shoppings em que a BR Malls possui participação cai para 39. Em 2007, a Iguatemi havia comprado 29,73% do shopping de Sorocaba.

 

A Iguatemi ocupa a terceira posição no ranking das maiores empresas do mercado de shopping centers do país, considerando-se a área bruta locável. A segunda maior é a Multiplan.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Supermercados acirram guerra de preços

A disputa pelo bolso do consumidor ficou mais acirrada entre as grandes redes de supermercado com a estratégia do...

Veja mais
Mattel e MGA retomam guerra das bonecas nos tribunais

A Mattel Inc., uma empresa construída com o sucesso da Barbie, volta hoje ao tribunal para tentar mais uma vez pr...

Veja mais
Brastemp traz inovações do século 21 com charme dos anos 50

Refrigeradores e fogões Retrô são o primeiro lançamento da marca em 2011.   Agora, o c...

Veja mais
Justiça nega às farmacêuticas liminar contra a criação do selo de segurança

Uma decisão da 9ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal negou liminar em mandado...

Veja mais
Sabor azedinho adoça vendas de alimentos gelados

Consumo do sorvete tipo frozen yogurt deve crescer até 50% neste verão com cerca de 20 marcas do produto.&...

Veja mais
Whirlpool aposta que 2011 será o ano da linha branca

Líder do mercado latino-americano de eletrodomésticos, a Whirlpool Latin America, detentora das marcas Bra...

Veja mais
Com caixa, Diageo está pronta para fazer aquisições

Às vezes todos os seus Natais vêm de uma só vez. Não muito tempo atrás, a Diageo, do R...

Veja mais
Marca busca seda e poliéster na Ásia e malha no Sul

Em busca de preço e qualidade, as grifes brasileiras estão cada vez mais importando tecidos e produtos aca...

Veja mais
Setor de brinquedos cresce sem proteção, mas ela está de volta

Desde junho de 2006, quando a tarifa de importação cai para 20%, a receita vem subindo   Nas &uacut...

Veja mais