A Iguatemi Empresa de Shopping Centers comprou um terreno de 50,2 mil metros quadrados na região de Sorocaba e Votorantim, no interior de São Paulo, para a construção de um shopping center voltado para alta renda e prédios comerciais. O negócio envolveu R$ 30 milhões.
O novo terreno é anexo a uma área já adquirida pela empresa em 2008. Juntos, os dois terrenos totalizam 95,2 mil metros quadrados. Os planos da companhia para o espaço envolvem a construção de um shopping de 57,6 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL) e quatro prédios comerciais de 60 mil metros quadrados de ABL, até 2019.
A Iguatemi informou ontem que o novo shopping center será construído em duas fases. A primeira, que contará com 317 lojas e 2.959 vagas de estacionamento, está planejada para ser inaugurada em setembro de 2013. A segunda etapa deverá ser inaugurada em setembro de 2018 e contará com mais 108 lojas.
A receita operacional líquida prevista para o primeiro ano de operação do shopping é de R$ 40,4 milhões, enquanto o resultado esperado para o projeto completo é de R$ 80,3 milhões, com taxa real de retorno esperada de 15,2%.
Segundo informou a empresa, o investimento total para a construção do shopping é de R$ 383,6 milhões (líquido de luvas). "Este novo projeto reforça a estratégia da Iguatemi de focar os segmentos A/B, nas regiões Sul e Sudeste", informou a companhia, ontem, em comunicado.
O novo shopping anunciado ontem pela Iguatemi será próximo, mas não anexo ao Esplanada. "Os shoppings serão complementares e o polo trará mais fluxo de pessoas, terá um maior poder de atração", disse ontem ao Valor a vice-presidente de Finanças da Iguatemi, Cristina Betts.
"Esse shopping, a ser construído no interior de São Paulo, e o MarketPlace, na capital, são os únicos onde temos 100%. Faz parte da nossa estratégia ampliar nossa participação nos demais shoppings [do portfólio da empresa]", explicou a executiva.
Com esta nova construção, a Iguatemi terá um portfólio total de 18 shoppings, sendo que 12 deles estão no Estado de São Paulo.
No início deste mês de janeiro, a Iguatemi comprou por R$ 11,8 milhões a participação de 3,4% da administradora de shopping centers BR Malls no Esplanada Shopping, em Sorocaba. A BR Malls é a maior administradora de shopping centers do país, área bruta locável. Com a compra, a Iguatemi passou a deter 33,14% do empreendimento.
Segundo a BR Malls informou, quando a operação foi fechada em 4 de janeiro, o ativo em Sorocaba deixou de ser interessante pois não havia chance de a empresa deter participação relevante no shopping ou assumir sua direção.
A participação no Esplanada havia sido adquirida pela BR Malls em agosto de 2007 por R$ 7 milhões, gerando uma taxa interna de retorno (TIR) de 16,7% ao ano. Após a operação, o número de shoppings em que a BR Malls possui participação cai para 39. Em 2007, a Iguatemi havia comprado 29,73% do shopping de Sorocaba.
A Iguatemi ocupa a terceira posição no ranking das maiores empresas do mercado de shopping centers do país, considerando-se a área bruta locável. A segunda maior é a Multiplan.
Veículo: Valor Econômico