Após rombo, Carrefour vai refazer balanço

Leia em 1min 20s

Buraco de R$ 1,2 bi foi detectado no Brasil

 

O Carrefour anunciou ontem que vai refazer seus balanços de 2009 devido ao rombo contábil de R$ 1,2 bilhão ( 550 milhões) detectado nas operações da empresa no Brasil.
Inicialmente, todo o prejuízo seria contabilizado como despesas não recorrentes em 2010. Agora, 230 milhões serão registrados nos balanços de 2009 e 320 milhões nos de 2010.

 

Segundo o Carrefour, a contabilização do rombo nos balanços vai gerar um impacto negativo de 30 milhões no lucro operacional da empresa do ano passado e de 52 milhões no de 2009.

 

A Deloitte -mesma empresa de auditoria envolvida no escândalo do PanAmericano- foi responsável por auditar as contas do Carrefour entre 2005 e 2009.
O prejuízo total do Carrefour foi revelado depois da conclusão de auditoria da KPMG, contratada após a demissão do então presidente, Jean Marc Pueyo, e de toda a diretoria, em julho passado.

 

O presidente mundial do Carrefour, Lars Olofsson, disse em novembro que o rombo de R$ 1,2 bilhão se referia a problemas apurados "nos últimos cinco anos ou mais".
Anteriormente, a Deloitte havia dito à Folha que, "se o problema fosse relativo a anos passados, ele não seria contabilizado em 2010, mas seria necessário refazer os balanços anteriores".

 

Procurada ontem, a Deloitte disse que ainda não sabia os motivos da mudança de posicionamento da varejista e que, por isso, mantinha a declaração anterior.
A varejista divulgou ontem que a KPMG descobriu irregularidades envolvendo ajustes de estoque e descontos não reembolsáveis de fornecedores.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Trigo nacional sobe 10% com leilões e clima adverso na Austrália

Com o escoamento de mais de 1 milhão de toneladas de trigo nos leilões do governo brasileiro e inunda&cced...

Veja mais
Rei do café avança na terra do chá

Segundo maior produtor do grão na Índia cresce 33% ao ano e planeja expansão   V.G. Siddhart...

Veja mais
Setor prevê redução da safra de café em 2011

Produtores e técnicos estimam aumento de preço pela escassez do produto brasileiro   O mercado cafe...

Veja mais
Empresas de brinquedos estudam novo modelo

Carlos Tilkian, presidente da Estrela, apoia plano que prevê a produção conjunta de peças no ...

Veja mais
Fabricantes e emissoras de TV aliam-se para disseminar 3D na sala de estar

A necessidade de usar óculos especiais tem afastado o consumidor do 3D, apesar dos esforços de companhias ...

Veja mais
Mau tempo deixa a feira mais cara

Nos dez primeiros dias de janeiro, o preço de verduras e legumes subiu 15%, em média, no mercado atacadist...

Veja mais
Minas Leite prevê expansão de 70% em 2011

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), maior instituição de pesquisa em cana-de-açúcar do ...

Veja mais
Trigo: produtores da Argentina param em protesto contra o governo

Quantidade de trigo que pode ser exportada é diminuída   Os produtores rurais da Argentina anunciar...

Veja mais
Grifes ampliam mercado com 2ª marca

Com preço mais acessível para a classe C e os mais jovens, indústria da moda busca novo consumidor ...

Veja mais