A Hasbro, segunda maior fabricante mundial de brinquedos, teve queda de 15% no lucro do seu quarto trimestre fiscal, mas superou as estimativas de analistas graças às vendas internacionais, que compensaram o declínio nos Estados Unidos.
O lucro líquido caiu para US$ 140 milhões, o que equivale a US$ 0,99 por ação, no trimestre encerrado em 26 de dezembro, em comparação aos US$ 165,6 milhões, ou US$ 1,09 por papel, obtidos no mesmo período de 2009, segundo comunicado divulgado ontem pela empresa americana. A previsão média dos analistas era de lucro de US$ 0,92 por ação, segundo pesquisa da Bloomberg.
As vendas caíram em 2010 porque a Hasbro não teve filmes baseados em seus brinquedos, como ocorreu em 2009, quando a receita foi alimentada por produções de cinema baseadas em suas linhas Transformers e G.I. Joe, afirmou o CEO da empresa, Brian Goldner, em teleconferência com analistas. O plano da empresa para compensar essa carência por meio do aumento das vendas de outras marcas não se materializou, já que as vendas de jogos e quebra-cabeças caíram no trimestre passado por não oferecerem inovações, disse o executivo.
"Não acho que o ocorrido em dezembro foi algo emblemático de nossa empresa", disse Goldner. O executivo reiterou que a Hasbro prevê aumento na receita e lucro por ação para este ano. Em janeiro, a empresa havia anunciado que a receita do quarto trimestre recuaria para cerca de US$ 1,3 bilhão, afetada pelos declínios nos EUA e Canadá, onde a Hasbro obtém mais de 40% do total de suas vendas.
A companhia anunciou que as vendas totais caíram 7%, para US$ 1,28 bilhão. As vendas de jogos e quebra-cabeças recuaram 22%, para US$ 417,5 milhões. No exterior, no entanto, houve aumento de 12%, para US$ 617,9 milhões.
A fabricante de brinquedos vem usando programas de TV e filmes para comercializar seus brinquedos. O The Hub, canal de TV para crianças em empreendimento conjunto com a Discovery Communications, começou suas transmissões em outubro, com programas baseados em linhas de brinquedos da Hasbro, como Transformers e Meu Pequeno Pônei. A empresa não divulgou dados separados da rede, mas informou que essas operações aumentarão os lucros ou, na pior hipótese, serão neutras para o resultado de 2011, depois de terem diluído o lucro por ação em US$ 0,30 em 2010.
Em 2 de fevereiro, a Mattel, maior fabricante mundial de brinquedos, anunciou queda inferior a 1% no lucro do quarto trimestre, para US$ 325,2 milhões, ou US$ 0,89 por ação. A projeção dos analistas era de US$ 0,86.
Veículo: Valor Econômico