Nos EUA, doces e sobremesas continuam encolhendo

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O pequeno é grande quando se trata de tendências do mundo das sobremesas. Dos "Mini-Blizzards", na Dairy Queen, aos "Petites", lançados pela Starbucks na semana passada, os doces vêm encolhendo para adaptar-se ao desejo por porções só para beliscar.

 

"Há uma tendência gigantesca por minissobremesas", diz Annie Young-Scrivner, chefe de marketing global da Starbucks. "Nossa pesquisa mostra que os clientes procuram por alguma coisinha [para comer] à tarde. Não querem que seja muito grande. Apenas querem dar um par de mordidas para complementar seu chá ou expresso ou outras bebidas."

 

Lançaram-se, então, os Petites da Starbucks. É uma linha com oito produtos - todos com menos de 200 calorias e custo de US$ 1,50.

 

A investida em direção às sobremesas menores começou há alguns anos, conta Kathy Hayden, analista especializada em alimentos na empresa de pesquisas Mintel, de Chicago. Alimentar-se de forma mais saudável foi um dos fatores. Outro foi ter mais opções; agora você pode comer uma torta de maçã e um pudim. E quando a economia entrou em crise, o preço baixo das pequenas delícias deixou tudo ainda mais doce.

 

Sobremesas do tamanho de uma mordida ficaram entre as cinco principais tendências nos restaurantes nos últimos quatro anos, segundo pesquisas da Associação Nacional dos Restaurantes dos Estados Unidos, embora isso pareça ter se acalmado. As minidelícias foram a 35ª tendência entre 226 detectadas na pesquisa "What's Hot in 2011", feita com mais de 1,5 mil chefes de cozinha.

 

Um dos pioneiros foi o Seasons 52, em Orlando. Apresentar uma sobremesa foi um desafio, diz Cliff Pleau, diretor de culinária e bebidas do restaurante. Mas então alguém sugeriu, "Por que você não pega algo bom para valer e o coloca em uma pequena taça?" Ele comprou os ingredientes, usou copos de licor e acabava de nascer o conceito das "mini-indulgências".

 

As minissobremesas também pipocaram pelos restaurantes de refeições rápidas, como a Dairy Queen, que no terceiro trimestre lançou os "Mini-Blizzards", versões com 170 gramas de sua marca registrada, a sobremesa gelada Blizzard. Além do preço mais baixo e do menor número de calorias, as sobremesas pequenas encaixam-se bem em outra tendência - a do lanche para apenas beliscar.

 


Veículo: Valor Econômico


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