Desempenho do segmento no acumulado deste ano preocupa entidade.
Apesar de as vendas dos supermercados do Estado terem aumentado em 8,72% em março em relação ao mês imediatamente anterior, o desempenho do setor no acumulado do ano preocupa a Associação Mineira de Supermercados (Amis). De acordo com o superintendente da entidade, Adilson Rodrigues, como nas demais bases de comparação o desempenho ainda está negativo, a entidade já estuda a possibilidade de rever a meta de crescimento estimada para 2011.
"A partir dos resultados alcançados em abril e maio é que saberemos a verdadeira situação do setor e se será realmente necessário reduzir o índice de 5,5% de crescimento aguardado para o exercício", explicou.
Na comparação com igual período de 2010, as vendas do terceiro mês deste ano registraram recuo de 1,98% e no acumulado do primeiro trimestre, a retração foi de 0,87%. Conforme avaliação do superintendente, estes resultados já são reflexos das medidas adotadas pelo governo federal para conter o consumo e a inflação.
Já o crescimento de 8,72% observado na comparação de março contra fevereiro, ele analisa como uma acomodação. "Precisamos levar em consideração que o resultado de março se configurou em cima de uma base fraca, já que em fevereiro além de um menor número de dias úteis, também houve queda no volume de vendas em relação a janeiro", ressaltou.
Ainda segundo Rodrigues, a expectativa é que os resultados de abril mantenham o crescimento, uma vez que contará com a contribuição de parte das vendas relacionadas à Páscoa - considerada a segunda melhor data do ano para os supermercados - uma vez que muitas pessoas deixaram para comprar os chocolates somente nas vésperas.
Segundo ele, este ano, a data deverá representar um acréscimo de 8% na comparação com igual época do ano passado nas vendas de ovos de Páscoa e de chocolates em geral. "No que se refere a outros produtos típicos da época como azeite, bacalhau e outros peixes, a aposta é num crescimento de pelo menos 5% em relação ao desempenho de 2010", disse.
Regiões - Por regiões, o desempenho do setor apresentou um comportamento uniforme, com todas as regiões pesquisadas registrando crescimento superior a 5% em março frente ao mês anterior. "Isso mostra que é o ritmo da economia realmente que está ditando o desempenho do setor. Exemplo disso é que nas outras comparações os resultados por regiões estão negativos", lembrou.
Em março, o destaque ficou por conta da Zona da Mata, que registrou alta de 11,36% na comercialização dos empreendimentos supermercadistas da região no terceiro mês deste ano frente a fevereiro.
Já as demais regiões pesquisadas também registraram crescimento nos níveis de vendas, na mesma base de comparação. No Triângulo Mineiro, a alta foi de 9,55%; no Sul de Minas, de 8,90%; no Centro Oeste, de 8,36%; no Norte, de 8,34%; na Central, de 7,59%; e no Vale do Rio Doce, de 5,80%.
Veículo: Diário do Comércio - MG