Com o objetivo de estreitar as relações comerciais entre Brasil e Alemanha, representante oficial do Ministério Federal da Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor da Alemanha (BMELV), Erik Schneider, chega ao Brasil juntamente com um grupo de 21 empresários para participar do 27º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados, promovido pela Associação Paulista de Supermercados (Apas), de 9 a 12 de maio, em São Paulo.
A delegação é composta por importantes empresas como Bitburger Braugruppe - um dos maiores grupos cervejeiros da Alemanha -, Meica (fábrica de salsichas), Wilhelm Reuss (fabricante de cremes de chocolate), Schwartauer - fabricante mundial de doces de fruta e barras de cereais -, entre outras.
Além de expor seus produtos em um pavilhão da feira durante a estada no Brasil, o grupo tem também visitas agendadas com grandes varejistas brasileiros, como Casa Santa Luzia, Pão de Açúcar, Carrefour e Saint Marché. Este último promoverá uma "Semana Alemã", com exposição de produtos regionais em suas prateleiras e receberá Erik Schneider para um encontro que terá como pauta o segmento varejista.
A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) está otimista em relação a intensificação na relação comercial entre os dois países. Dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) apontam que o agronegócio brasileiro terá o maior crescimento mundial até 2019, com expansão de 40% nos negócios. O Ministério da Agricultura acredita que a queda das taxas de crescimento populacional do Brasil e a concomitante expansão da produtividade gerarão excedente de alimentos, que serão então exportados. Para a FAO, até 2020 o Brasil deverá suprir quase a metade da demanda mundial por carne bovina, suína e de aves.
Em 2010, o Brasil importou aproximadamente US$ 60 milhões em produtos alimentícios da Alemanha.
No mesmo período, o País exportou cerca de US$ 1,9 bilhão em alimentos para a Alemanha, com destaque para café, grãos de soja e carnes.
Veículo: DCI