O varejo natalino começa a organizar seu estoque de produtos já em maio, quando a Christmas Fair, cuja 16ª edição acontece nos dias 14, 15 e 16 deste mês, reúne fabricantes e comerciantes para o fechamento de negócios. A ideia é acertar encomendas de artigos de Natal: o lojista faz suas compras, recebe-as em meados de agosto e setembro, e, em outubro pode disponibilizá-las nas prateleiras, para os consumidores finais.
Em março, os 130 expositores da feira já haviam reservado todo o espaço possível do Transamerica Expo Center, que tem 14.000 m². Cada um deles levará ao evento suas mercadorias natalinas, para expô-las em áreas de 12 a 15m². Os empresários vêm de diferentes regiões do Brasil e de países como China, Colômbia, e Estados Unidos, entre outros. A 16ª Christmas Fair marca 16 anos de tradição do evento, que se considera a maior feira de artigos de Natal e festas sazonais da América Latina.
Na próxima edição, haverá o Espaço Projeto, idealizado pela organização da feira de casa e decoração House & Gift Fair. A exemplo do que ocorre naquele evento, artesãos, micro e pequenos empresários podem participar da feira, em áreas de 12 a 15metros quadrados, sendo que 30% do valor da instalação são subsidiados pela promotora.
Por um período de três anos, os micro e pequenos expositores se relacionam com o mercado, podendo negociar e expandir suas vendas para outros estados e países em apenas três dias. Passado o período de três anos, essas pequenas empresas passam a ter o know-how para ocupar os demais espaços da feira (Christmas, Toys, Parties). É um estímulo para o crescimento das empresas e do mercado em geral. Nesta edição, pelo menos 20 empresas ocupam uma área de mais de 350m², segundo a organização.
A realização da feira foi divulgada pela campanha "16ª Christmas Fair: Eu Vou!", que também teve por objetivo realizar uma aproximação entre comerciantes e expositores. Por quase 20 dias, ainda incompletos, os visitantes confirmados expuseram o motivo pelo qual vão à feira de Natal. Dessa forma, foram registrados mais de 140 opiniões, e ainda estão chegando mais, de todo o Brasil, segundo a organização do evento. Os depoimentos são de empresários que expõe sua visão sobre a importância do evento para os negócios natalinos, período em que se vende mais no varejo. As declarações podem ser vistas no site http://grafitefeiras.com.br.
Veículo: DCI