A cooperativa neozelandesa Fonterra, maior exportadora de lácteos do mundo, planeja investir na produção de leite no Brasil. A empresa anunciou ontem que assinou um acordo para a compra de uma fazenda na região de Cristalina (GO). O objetivo é desenvolver fazendas leiteiras-piloto no país.
O projeto deve ser concluído ainda este semestre e prevê a utilização de genética neozelandesa e o modelo de produção a pasto, como ocorre na Nova Zelândia.
Conforme comunicado divulgado pela Fonterra, a intenção é "desenvolver uma fazenda leiteira-piloto a fim de estabelecer, avaliar e refinar um sistema pastoral de produção adequado para esta região do Brasil e assim como outras regiões similares".
O presidente da Fonterra, Andrew Ferrier, diz, no comunicado, que "o investimento numa fazenda leiteira com um modelo de produção pastoral será o primeiro passo para o desenvolvimento de um abastecimento de leite de alta qualidade no Brasil".
Fabrizio Jorge, gerente geral da Fonterra para o Cone Sul, disse que a produção deve ser iniciada "por volta de 2014". Os embriões dos animais, com genética neozelandesa, começam a chegar neste semestre ao país. Segundo ele, a genética é semelhante ao kiwicross, cruzamento entre as raças jersey e a holandesa friesian, já criado no Brasil pela também neozelandesa Leite Verde, em Jaborandi (BA).
Ele não informou o valor do investimento no projeto nem quanto leite a fazenda-piloto deve produzir. O plano é que, num primeiro momento, a unidade forneça leite para as fábricas da Dairy Partners Americas - DPA - no Brasil, joint venture entre Fonterra e Nestlé, segundo Jorge.
De acordo com a Fonterra, a localidade escolhida tem bom acesso à água e condições de solo e climáticas que devem permitir a produção de leite a pasto ao longo de todos os meses do ano.
A unidade será gerenciada seguindo os mesmos princípios que a Fonterra utiliza. Se a fazenda-piloto for bem-sucedida, a Fonterra pretende desenvolver mais unidades produtivas no Brasil.
Com 10.500 produtores cooperados e receita de US$ 13,3 bilhões em 2010, a Fonterra é a maior processadora de leite do mundo, com mais de 2 milhões de toneladas de produtos lácteos por ano.
Veículo: Valor Econômico