Tempos modernos: compras de supermercado são cada vez mais rápidas

Leia em 1min 20s

A rotina das pessoas faz com que cada vez mais se tenha pressa e se faça tudo correndo. Até mesmo as compras de supermercado já não são mais feitas da mesma maneira. Segundo a TNS América Latina, em 2003 as pessoas demoravam até 30 minutos na loja, sendo que em 1995 esse tempo era de 45 minutos.

 

Atualmente, é normal encontrar pessoas que, movidas pela pressa, fazem compras mais rápidas e mais freqüentes. O chamado shopper, na maioria das vezes, decide o que vai colocar no carrinho no ponto de venda e costuma ir até quatro vezes por semana no supermercado.

 

Compras pequenas

 

Em geral, a metade das pessoas executa a tarefa em menos de oito minutos, e 50% compram cinco itens ou menos. Atualmente, 80% dos shoppers compram na mesma loja todas as semanas e a maioria deles percorre menos de 50% do espaço disponível, concentrando-se em áreas reduzidas. Esses consumidores guiam suas compras de acordo com o mapa cognitivo do ambiente.

 

"As pessoas processam as imagens melhor que as palavras. Mais de 60% do registro visual de um shopper concentra-se na cor", afirma a diretora regional da TNS América Latina, Julieta Dejean.

 

De olho neles, algumas mudanças dos varejistas podem facilitar as compras dessas pessoas e aumentar as vendas do estabelecimento. Para isso, colocar os produtos em locais estratégicos, para que sejam facilmente visualizados e encontrados é fundamental. "Tudo o que auxilie o consumidor a simplificar a compra traz benefícios tanto para o comércio como para as marcas", diz Julieta.

 

Veículo: InfoMoney


Veja também

Laticínios e pecuaristas em pé de guerra no RS

A queda dos preços do leite nos últimos meses acirrou os ânimos entre produtores e indústria ...

Veja mais
Aymoré ampliará mix de produtos em MG

A indústria de biscoitos Aymoré, pertencente ao grupo Arcor, com sede em Contagem, na Região Metrop...

Veja mais
Gaúchos ameaçam parar entrega de leite no Estado

Cerca de 15 milhões de litros de leite deixarão de ser entregues pelos produtores gaúchos às...

Veja mais
Crise afetará resultado dos supermercados no Estado MG

O setor supermercadista mineiro prevê retração no segmento em 2009. Os investimentos na área ...

Veja mais
Oportunidade de negócios

Produtores de morango de Bom Repouso (MG) aumentam o controle de qualidade e diminuem o uso de agrotóxico para co...

Veja mais
Onda de invasão de produtos da China pode voltar

A concorrência no mercado internacional deverá tornar-se ainda mais acirrada com a provável redu&cce...

Veja mais
Preço do leite começa a cair em BH

O período de safra começa a derrubar o preço do leite. Segundo o diretor-executivo do site de pesqu...

Veja mais
Supermercados mineiros vão investir R$ 50 milhões a menos em 2009

O crédito mais caro e escasso nos bancos forçou os supermercados a reverem investimentos e a cortarem plan...

Veja mais
MG: Ceasa - crise ainda não afetou preços

Entreposto registrou queda nos preços de 1,1% na relação de 45 produtos. A crise financeira int...

Veja mais