A rotina das pessoas faz com que cada vez mais se tenha pressa e se faça tudo correndo. Até mesmo as compras de supermercado já não são mais feitas da mesma maneira. Segundo a TNS América Latina, em 2003 as pessoas demoravam até 30 minutos na loja, sendo que em 1995 esse tempo era de 45 minutos.
Atualmente, é normal encontrar pessoas que, movidas pela pressa, fazem compras mais rápidas e mais freqüentes. O chamado shopper, na maioria das vezes, decide o que vai colocar no carrinho no ponto de venda e costuma ir até quatro vezes por semana no supermercado.
Compras pequenas
Em geral, a metade das pessoas executa a tarefa em menos de oito minutos, e 50% compram cinco itens ou menos. Atualmente, 80% dos shoppers compram na mesma loja todas as semanas e a maioria deles percorre menos de 50% do espaço disponível, concentrando-se em áreas reduzidas. Esses consumidores guiam suas compras de acordo com o mapa cognitivo do ambiente.
"As pessoas processam as imagens melhor que as palavras. Mais de 60% do registro visual de um shopper concentra-se na cor", afirma a diretora regional da TNS América Latina, Julieta Dejean.
De olho neles, algumas mudanças dos varejistas podem facilitar as compras dessas pessoas e aumentar as vendas do estabelecimento. Para isso, colocar os produtos em locais estratégicos, para que sejam facilmente visualizados e encontrados é fundamental. "Tudo o que auxilie o consumidor a simplificar a compra traz benefícios tanto para o comércio como para as marcas", diz Julieta.
Veículo: InfoMoney