Produtor de leite fica "maior" e produz mais

Leia em 1min 30s

Os produtores de leite estão se tornando "maiores" e buscando cada vez mais a qualidade do produto. Esse enquadramento é necessário porque os laticínios exigem cada vez mais volume e qualidade do produto.

 

Há 15 anos, 5,3% das propriedades de leite do país eram médias e grandes, representando 46% da produção total.

 

Em 2009, esses produtores somavam 12% das propriedades, com participação de 81% no total de leite produzido. Em números, os produtores médios e grandes subiram de 97 mil, há 15 anos, para 142 mil, em 2009.

 

As conclusões são da Leite Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Leite), com base em estudo da Embrapa Gado de Leite.
O cenário dos últimos anos mostrou que "é possível [o país] produzir o leite que quiser", segundo Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil.
O fortalecimento dos produtores é importante porque eles conseguem concentrar qualidade no leite e renda.

 

Os programas de valorização da qualidade do leite vêm aumentando e os produtores adotam mais tecnologia na produção.
Com isso, obtêm uma contagem de micro-organismos semelhante à da União Europeia. Além disso, o leite desses produtores registra menor contagem bacteriana em relação ao comprado por empresas que não adotam programas de qualidade.

 

O Brasil produz 30 bilhões de litros de leite por ano e consome volume semelhante. Isso indica que todo o aumento de produção e de qualidade vai beneficiar o consumidor interno.

 

O mercado externo ainda está distante, na avaliação de Rubez. Não só pela demanda interna, que consome toda a produção nacional, mas também pelos subsídios dados aos produtores em outros países produtores.
A capacidade de produção deles, no entanto, está esgotada e, quando precisarem de leite, vão retirar o subsídio da produção, dando espaço ao Brasil, diz ele.

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Fleischmann traz o gostinho do Pão Australiano para os lares brasileiros

A Fleischmann lança a exclusiva Mistura para Pão Australiano, que proporciona um sabor levemente adocicado...

Veja mais
Walmart enfrenta oposição na África

A negociação entre a rede americana Walmart e a africana Massmart recebeu sinal verde do Tribunal de Conco...

Veja mais
Namorados puxam vendas de junho, que devem crescer 7%

O crescimento da atividade comercial brasileira no mês do Dia dos Namorados deve chegar a 7,1%, em relaç&at...

Veja mais
Motivo de briga entre Diniz e Casino começa a ser desvendado

O motivo do mal-estar entre o Casino e o sócio brasileiro do Grupo Pão de Açúcar (GPA) come&...

Veja mais
Sabie lança linha de tecidos "verdes"

Única empresa de confecção especializada no mercado corporativo, a Sabie incrementa seu portf&oacut...

Veja mais
Vendas no comércio avançam 11% em maio

Mesmo com a elevação dos juros e as medidas adotadas pelo governo para restringir o crédito, consum...

Veja mais
Cotações do café devem manter alta

Os preços do café devem permanecer altos, com os melhores tratos e a intensificação do uso d...

Veja mais
Casino e Abilio Diniz adotam tom conciliador

Nos bastidores, porém, clima entre sócios continua tenso.   O empresário Abilio Diniz e o g...

Veja mais
Atacado cresce no Norte e no Centro-Oeste

Atacadistas faturam R$ 151,2 bi no país e fatias das regiões Sudeste e Nordeste recuam em 2010   Pr...

Veja mais