No ano passado, os namorados estavam inspirados pela Copa do Mundo e o crédito fácil no mercado e compraram televisores e vídeos.
Ao contrário do que ocorreu no Dia dos Namorados de 2010, os casais neste ano deverão trocar apenas presentinhos no próximo domingo, como peças de roupas, CDs, bombons e vinhos. No ano passado, os namorados estavam inspirados pela Copa do Mundo e o crédito fácil no mercado e compraram televisores e vídeos. "Mas agora irão predominar os presentes de menor valor, por causa das medidas de contenção do crédito adotadas pelo governo", disse o economista Emilio Alfieri, do Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), órgão ligado à Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Alfieri reforçou que em 2010 a data foi marcada por vendas altas dos eletroeletrônicos. "Os consumidores estavam comprando a prazo", disse.
Classe C – Neste ano, a temperatura baixa na Capital está ajudando o comércio. O frio chegou com intensidade nesta semana. Entretanto, na visão do economista da ACSP, esse estímulo ao consumo, principalmente de peças de vestuário e de alimentação, não será capaz de reverter a situação.
O economista observou que no momento é menor a confiança dos consumidores da classe C nos rumos da economia do País. Isso reduz as compras a prazo. "O frio ajuda muito o comércio, mas em 2011 o Dia dos Namorados será mesmo dos presentinhos", disse Alfieri.
Veículo: Diário do Comércio - SP