Chinesas de alimentação miram mercado brasileiro

Leia em 2min 10s

Depois de tirar o sono de varejistas do ramo de vestuário e automotivo, por exemplo, os empresários chineses começam a disputar o mercado de alimentação fora do lar (food service). As empresas chinesas representaram a metade dos estandes internacionais da feira Fispal 2011, que envolveu mais de 1.400 expositores, até ontem, na capital paulista, de olho em um segmento que está em ascensão e que movimenta R$ 22 bilhões em transações comerciais ao ano no País.

 

"A China trouxe o maior número de estandes porque busca ampliar sua participação no mercado mundial", observa Alexandre Barbosa, presidente da Brazil Trade Shows, organizadora da feira. Já Eliane Mello, coordenadora de Marketing da japonesa Ajinomoto, de temperos, acredita que a influência chinesa ainda é insuficiente no ramo, ao contrário de outros setores, como o têxtil. "As empresas da China têm dificuldade em atender no padrão personalizado que os clientes exigem", reforça Adílson Lemos, gerente de Marketing da Metalfrio, de refrigeração comercial.

 

Afora os produtos e serviços alimentícios, a área de exploração de petróleo e gás é outro filão. A chinesa Sinopec se destaca ao fechar parceria com a Petrobras e registrar a primeira descoberta na Bacia do Pará-Maranhão, em águas profundas. Esta será a região onde a ANP realizará a próxima rodada de licitações, prevista para o segundo semestre de 2011.

 

Por sua vez, a atividade automotiva naquele país apresentou o primeiro sinal de arrefecimento: as vendas de carros por lá recuaram 0,01%, a primeira queda em dois anos. Porém a expansão ainda é de 6,1% no ano.

 

A gigante Unilever Food Solutions não parece temer a concorrência chinesa, apesar da percepção do aumento do interesse dos asiáticos no mercado interno. Isso porque a empresa crê que ainda levará muitos anos para eles influenciarem o mercado brasileiro. Ainda na área de alimentação, a 8ª Feira Internacional de Tecnologia para Sorvetes, feita em paralelo à Fispal, recebeu cerca de 90 marcas do segmento, de equipamentos e embalagens a refrigeração, armazenagem e logística. Os visitantes tinham orientação do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae), com noções para quem inicia um negócio no segmento, até o aperfeiçoamento para aos que já possuem negócios de certa estabilidade. "Isso é possível através da experiência adquirida em ações anteriores junto a restaurantes, além de rodada de negócios entre pequenas e grandes empresas do setor, como o Carrefour", explica Jairo Lobo, consultor do Sebrae.

 


Veículo: DCI


Veja também

Chilenos voltam os olhos para o Carrefour

A rede chilena Cencosud, uma das maiores varejistas da América Latina, estaria negociando a compra de alguns ativ...

Veja mais
Abram Szajman vê o comércio forte e crescimento contínuo com a classe C

Abram Szajman comanda desde 1985 a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Esta...

Veja mais
Café: consumo de bebida gourmet cresce 21,3%

O consumo de café gourmet cresceu 21,3% em 2010, aponta pesquisa anual divulgada ontem pela Associaç&atild...

Veja mais
Produção de própolis verde deve subir em MG

Minas Gerais poderá ter a produção de própolis verde ampliada nos próximos anos. Al&e...

Veja mais
Presentinhos devem marcar comemoração

No ano passado, os namorados estavam inspirados pela Copa do Mundo e o crédito fácil no mercado e comprara...

Veja mais
Problemas fazem empresas repensarem logística

A chuva e a ventania que transtornaram a cidade de São Paulo na terça-feira são episódios da...

Veja mais
Fraldas Capricho investe na ampliação das linhas de produção

Consolidar a sua posição entre as maiores fabricantes do país e conquistar fatia do segmento de fra...

Veja mais
Grandes supermercadistas se unem para diminuir custos

Enquanto a competição por espaço no setor supermercadista brasileiro segue alta com possívei...

Veja mais
Relator do Cade reprova união entre Perdigão e Sadia

Conselheiro pede vistas e votação será retomada dia 15; empresa apresentará nova proposta. ...

Veja mais