O inverno mal começou e a maioria dos lojistas dos shopping centers da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) já está liquidando a coleção. Os descontos chegam até 60%. Para os empresários é o momento para alavancar as vendas e esvaziar os estoques, para receber a coleção de primavera/verão que deve chegar em agosto.
Diante do movimento do mercado de antecipar a liquidação dos produtos de inverno e da proximidade do lançamento da próxima coleção, a loja de vestuário feminino Folic, localizada no Pátio Savassi, na região Centro-Sul, adiantou em uma semana a liquidação deste ano em relação ao ano passado.
De acordo com a gerente da loja, Patrícia Campolina, apesar das vendas terem aumentado cerca de 35% entre fevereiro e maio comparado com o mesmo período do ano passado, neste mês a procura do consumidor pela coleção outono/inverno tende a diminuir em função da expectativa pelas novidades da coleção primavera/verão 2012. "Nossos clientes já sabem que na metade de julho começamos a lançar o preview das peças de primavera/verão, então, muitas preferem esperar, enquanto isso nossas peças de inverno começam ter menos procura", explica.
Segundo a analista de marketing da Folic, Maria Eduarda di Pietro, a promoção é uma forma de impulsionar as vendas nesse período de transição de uma coleção para outra. " normal entre os consumidores perder o interesse, pois entendemos que muitas clientes já compraram a coleção lançado em maio, e despertar o desejo pela novidade, que seria a nova coleção", justifica.
Estratégia - No caso da loja de roupas femininas Agatha, localizada no BH Shopping, na região Centro-Sul, a situação é mais complicada. A gerente Juliana Malta revelou que a liquidação, que começou na última quarta-feira, é a estratégia para melhorar as vendas em pelo menos 50% neste momento. "Em maio deixamos de fechar a cota mensal por R$ 2 mil", observa.
Segundo ela, o principal motivo do resultado negativo em vendas da Agatha é o fluxo baixo de pessoas que circulam no novo piso do BH Shopping, onde está localizada a loja. "Além disso, precisamos acompanhar as outras lojas do shopping. Muitas delas começaram a liquidação bem antes de nós", argumenta a gerente.
Todas as roupas e acessórios da Agatha estão com preços 30% inferiores. Um vestido, que custava R$ 139 há dois dias, agora está por R$ 97. Uma pulseira de R$ 59 sai por RS 41. Os descontos são válidos independente da forma de pagamento.
As lojas da Raro Efeito, instaladas nos principais shoppings da Capital, também anteciparam a liquidação. De acordo com a gerente-geral Regina Lemos, a coleção inteira de outono/inverno deste ano está com descontos que podem chegar a 50%, dependendo da peça e do modelo.
"A cada ano que passa o mercado tem antecipado cada vez mais o lançamento das coleções e, com isso, somos obrigados a acelerar nossas vendas das peças lançadas anteriormente para não corrermos o risco de ficar com mercadoria parada na loja", relata Regina.
As promoções da Raro Efeito são válidas até o lançamento da coleção primavera/verão 2012, que está prevista para o início de agosto. O inverno termina no dia o 23 de setembro.
Veículo: Diário do Comércio - MG