Mais da metade dos brasileiros come fora

Leia em 2min 40s

A alimentação fora do lar ganha cada vez mais espaço entre a população brasileira. Segundo levantamento realizado pela GKF Brasil, 51% dos brasileiros realizam refeições fora de casa freqüentemente e quase 12 milhões comem fora todos os dias da semana. Com isso, toda a cadeia fornecedora desse setor de alimentação - formadora do mercado Food Service - desponta em crescimento e maior estruturação.

 

De acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (Abia), o mercado food service fatura, por ano, aproximadamente US$ 443 bilhões. Quando comparado com o varejo tradicional, o crescimento chega a ser quase o dobro. "A mudança no modo de consumo das pessoas sofreu reflexos. O tradicional almoço ou jantar em família deu lugar às refeições rápidas e essa mudança do perfil do consumidor influencia diretamente no crescimento do mercado food service", afirma Leonardo Pena, diretor da Granprie, empresa com foco em produtos saudáveis.

 

Pena ressalta que quando começou a planejar a entrada da empresa no mercado food service, com o óleo de algodão Saudaz, pensou em oferecer para a indústria alimentícia, bares, restaurantes e lanchonetes uma opção que fosse, além de econômica, muito mais saudável do que outras que vinham sendo utilizadas até o momento. "Escolhemos um produto que já havia sido muito consumido no Brasil até a década de 50 e que era bastante difundido. Fizemos uma pesquisa e decidimos pelo óleo de algodão que oferece diversas vantagens nutricionais para os consumidores, além de ser mais econômico e rentável para as empresas", completa.

 

Atualmente, a linha de produtos de óleos Saudaz é composta pelo especial para frituras, para massas e o gourmet que traz uma junção de óleo de algodão e azeite de oliva para preparo de pratos mais sofisticados. Todos voltados para abastecimento de bares, lanchonetes, restaurantes e para a indústria alimentícia em geral.

 

A ampliação do segmento vem repercutindo diretamente no atacado mineiro. A distribuidora de bebidas e alimentos finos Casa Montez abastece restaurantes, bares, supermercados, mercearias, hotéis, padarias, entre outros estabelecimentos, com seu mix de produtos que inclui aproximadamente 800 itens. De acordo com o gestor de vendas Fernando Avelar, o reflexo direto da consolidação do mercado food service é a abertura de mais espaço para produtos finos.

 

"Trabalhamos com produtos mais selecionados que são distribuídos em estabelecimentos na Capital e no interior. Com o crescimento desse mercado estamos expandindo mais ainda para as cidades polo do interior, onde a cada dia cresce a procura por restaurante e hotéis", analisa.

 

De acordo com gestor, em 2010 a distribuidora acumulou um crescimento de 25% em relação a 2009. "Obtivemos um crescimento acima da média do mercado, que teve 15%. Podemos dizer que boa parte desse incremento está relacionada ao crescimento do mercado food service. Com o aumento do poder aquisitivo, por exemplo, a população começou a procurar produtos com maior valor agregado e a valorizar momentos de lazer fora de casa", destaca.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Aumento do preço do leite inibe o consumo

Os pecuaristas de leite de Minas Gerais receberam valor 2,5% superior pelo produto em junho, segundo os dados da Scot Co...

Veja mais
Cury anuncia joint venture com gigante americana

 Duas líderes do mercado de chapéus - o Grupo Cury, maior fabricante nacional de chapéus de pe...

Veja mais
Liquidação de inverno é antecipada

O inverno mal começou e a maioria dos lojistas dos shopping centers da Região Metropolitana de Belo Horizo...

Veja mais
Governo adia novas regras para o leite

Grande parte de produtores de leite não recebeu treinamento adequado .   O Ministério da Agricultu...

Veja mais
Governo dá sinal verde à operação Diniz-Carrefour

Setores do governo deram sinais favoráveis à fusão entre Pão de Açúcar e Carre...

Veja mais
Proibida a venda de aparelhos elétricos com plugue antigo

A partir de amanhã, só poderão ser vendidos plugues com dois ou três pinos; multa pode chegar...

Veja mais
Grupo Casino compra US$ 1 bi em ações do Pão de Açúcar

Sócio francês passa a deter mais que o dobro das ações de Abilio Diniz na varejista brasileir...

Veja mais
Pimentel ataca bancos e defende apoio do BNDES ao Pão de Açúcar

Ministro do Desenvolvimento respondeu a críticas da oposição ao envolvimento do banco estatal na pr...

Veja mais
Estudo aponta pouca sobreposição de loja

Em avaliação a ser enviada ao Cade, consultoria também destaca redução de custos e re...

Veja mais