A alimentação fora do lar ganha cada vez mais espaço entre a população brasileira. Segundo levantamento realizado pela GKF Brasil, 51% dos brasileiros realizam refeições fora de casa freqüentemente e quase 12 milhões comem fora todos os dias da semana. Com isso, toda a cadeia fornecedora desse setor de alimentação - formadora do mercado Food Service - desponta em crescimento e maior estruturação.
De acordo com informações da Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (Abia), o mercado food service fatura, por ano, aproximadamente US$ 443 bilhões. Quando comparado com o varejo tradicional, o crescimento chega a ser quase o dobro. "A mudança no modo de consumo das pessoas sofreu reflexos. O tradicional almoço ou jantar em família deu lugar às refeições rápidas e essa mudança do perfil do consumidor influencia diretamente no crescimento do mercado food service", afirma Leonardo Pena, diretor da Granprie, empresa com foco em produtos saudáveis.
Pena ressalta que quando começou a planejar a entrada da empresa no mercado food service, com o óleo de algodão Saudaz, pensou em oferecer para a indústria alimentícia, bares, restaurantes e lanchonetes uma opção que fosse, além de econômica, muito mais saudável do que outras que vinham sendo utilizadas até o momento. "Escolhemos um produto que já havia sido muito consumido no Brasil até a década de 50 e que era bastante difundido. Fizemos uma pesquisa e decidimos pelo óleo de algodão que oferece diversas vantagens nutricionais para os consumidores, além de ser mais econômico e rentável para as empresas", completa.
Atualmente, a linha de produtos de óleos Saudaz é composta pelo especial para frituras, para massas e o gourmet que traz uma junção de óleo de algodão e azeite de oliva para preparo de pratos mais sofisticados. Todos voltados para abastecimento de bares, lanchonetes, restaurantes e para a indústria alimentícia em geral.
A ampliação do segmento vem repercutindo diretamente no atacado mineiro. A distribuidora de bebidas e alimentos finos Casa Montez abastece restaurantes, bares, supermercados, mercearias, hotéis, padarias, entre outros estabelecimentos, com seu mix de produtos que inclui aproximadamente 800 itens. De acordo com o gestor de vendas Fernando Avelar, o reflexo direto da consolidação do mercado food service é a abertura de mais espaço para produtos finos.
"Trabalhamos com produtos mais selecionados que são distribuídos em estabelecimentos na Capital e no interior. Com o crescimento desse mercado estamos expandindo mais ainda para as cidades polo do interior, onde a cada dia cresce a procura por restaurante e hotéis", analisa.
De acordo com gestor, em 2010 a distribuidora acumulou um crescimento de 25% em relação a 2009. "Obtivemos um crescimento acima da média do mercado, que teve 15%. Podemos dizer que boa parte desse incremento está relacionada ao crescimento do mercado food service. Com o aumento do poder aquisitivo, por exemplo, a população começou a procurar produtos com maior valor agregado e a valorizar momentos de lazer fora de casa", destaca.
Veículo: Diário do Comércio - MG