Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas) revelou que os lojistas de Belo Horizonte estão confiantes no desempenho do Dia dos Pais. Cerca de 60% dos entrevistados estimam que as vendas serão melhores que em 2010 e 82% desses calculam que o aumento ficará entre 10% e 20%.
Os empresários acreditam que os principais fatores para os consumidores comprarem o presente dos pais são o apelo emocional da data (24%), a disponibilidade de novos produtos e estoque diversificado (16,7%), e as liquidações de inverno que precedem a comemoração (13,2%). Por outro lado, os fatores que desestimularão as compras são o alto endividamento do consumidor (37,7%) e os preços altos (36,9%).
Diante dessa avaliação, o setor traçou estratégias para aumentar as vendas. A maior parte dos lojistas respondeu que vai diversificar a oferta de produtos (23,5%), fazer promoções (17,1%), ou investir na visibilidade da loja, proporcionada pelas vitrines (14,9%).
O comércio também espera que os compradores cheguem às lojas com disposição para gastar de R$ 50 a R$ 100. Essa é a expectativa de 57,1% dos lojistas para o tíquete médio. Para 74,9% deles, o pagamento será parcelado no cartão de crédito. E para 65,5%, os produtos procurados serão itens de vestuário e calçados.
O comércio aposta no apelo emocional do Dia dos Pais para elevar as vendas
"Portal" - A coordenadora do Departamento de Economia da entidade, Silvânia de Araújo, chamou a atenção para o número muito baixo de entrevistados que acreditam que as vendas serão piores que em 2010 (5,6%). "O Dia dos Pais é o portal para as outras datas comemorativas do segundo semestre. Vemos um empresário otimista e focado no próprio negócio, preocupado em formar um bom estoque, que traduza as necessidades do mercado", comenta.
A economista destacou que o consumidor estará exigente, portanto os produtos devem ser focados no nicho de mercado do varejista, com preço, qualidade e novidade. "Quem compra o presente dos pais são as mães, que são atentas, seletivas, focadas e acostumadas a comprar", ilustra. Silvânia lembrou que o alto endividamento das pessoas exige que os comerciantes tenham preço competitivo. "Caso contrário, elas até evitam comemorar a data", diz.
O Boulevard Shopping, na região Leste, inaugurado em outubro do ano passado, está se preparando para o primeiro Dia dos Pais. Segundo informação da gerente de Marketing, Carolina Galhanone, as vendas em agosto devem ser 10% maiores que a média mensal registrada até agora, uma vez que não têm base de comparação com o ano passado. O público médio deve crescer cerca de 20% na primeira quinzena do mês, atingindo cerca de 60 mil pessoas por dia.
No Diamond Mall, da data comemorativa deve gerar aumento de 8% nas vendas em relação ao ano passado. A gerente de Marketing, Flávia Louzada, explicou que a administração do shopping tem um trabalho contínuo junto aos lojistas que mostra resultados nas datas especiais. "A capacitação das equipes de vendas é feita o ano todo, e especificamente para o Dia dos Pais o lojista fez estoque e trocou a vitrine", explica.
O BH Shopping calcula que as vendas serão 21% maiores que as de agosto do ano passado, e o tráfego de visitantes crescerá 8%. A administração do centro de compras investiu R$ 330 mil numa campanha promocional de premiações, que é a estratégia para atrair o público. "Neste ano, como a data ficou mais distante de julho, tivemos mais tempo para valorizar a data", comentou a gerente de Marketing, Lívia Paolucci.
Veículo: Diário do Comércio - MG