Para crescer, fabricante de cosméticos está estruturando transportadora própria.
A Farmax (Distribuidora Amaral Ltda), fabricante de produtos farmacêuticos e cosméticos com sede em Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, investe para ganhar competitividade. Além do lançamento de novos itens e compra de equipamentos, a empresa fundada há 31 anos está estruturando uma transportadora própria para reduzir os gargalos com logística.
Conforme a supervisora comercial, Andréia Toledo, por enquanto a transportadora equipada com dez veículos realiza entregas somente em Minas Gerais e São Paulo. Porém, a ideia é alcançar o Nordeste, um dos mercados-alvo da companhia e onde o entrave com distribuição emperra o crescimento.
A logística é o verdadeiro "calcanhar de aquiles" da Farmax e é um dos pontos que inviabiliza a empresa a apostar em exportações. "A dificuldade de entrega no Brasil já é grande. Se exportássemos não conseguiríamos atender bem nenhum dos dois mercados", garantiu a supervisora. A empresa ficou conhecida no país pelo produto acetona, carro-chefe da marca, responsável por 40% da produção da Farmax.
Em território nacional, o objetivo atual da empresa é fortalecer a atuação - já consolidada no sudeste - também no Nordeste. Conforme Andréia Toledo, a empresa está ampliando sua representação nessa região com a contratação de promotores de vendas e aumento das visitas comerciais.
A previsão da Farmax para o segundo semestre é de crescer 15% em relação ao mesmo período do ano passado. O índice foi revisto depois do resultado aquém do esperado nos primeiros seis meses do ano. No período foi contabilizado um incremento de menos de 10%, contrariando a expectativa de 25% de alta. A desaceleração seguiu tendência da indústria nacional que perdeu fôlego entre janeiro a julho diante da maior entrada de importados e das medidas de contenção ao consumo.
Lançamento - A expansão da Farmax na segunda metade do ano deve ser impulsionada pelo lançamento de produtos e pela compra de máquinas. Com isso, a produção vai saltar de 17 milhões de unidades/mês para mais de 22 milhões de unidades/mês. A companhia não revelou o valor investido. Foram adquiridos equipamentos para envase e tecnologia para a produção de água oxigenada, produto até então terceirizado.
Neste mês a fabricante mineira está lançando a sétima marca de produtos, a "Meu Corpo" composta por quatro tipos de óleos corporais. Ao todo, a fábrica, que ocupa 20 mil metros quadrados de uma área de 40 mil metros quadrados, produz um mix de mais de 150 itens das linhas Farmax, Sunless, Hidraderm, PopyMax, Hipomax e Moskitoff.
Outros dois lançamentos serão feitos ainda este ano, desta vez no segmento farmacêutico. A indústria aposta em um novo medicamento para o tratamento de ferimentos e um novo tipo de soro.
Além das linhas próprias, a Farmax destina 3% da produção para a fabricação de marcas pertencentes a gigantes do varejo, como o Walmart. Embora esse seja um segmento em franco crescimento, a superintendente afirmou que objetivo é que os negócios com as grandes redes não ultrapassem 5% da produção.
Veículo: Diário do Comércio - MG