Epamig apresenta produção de lácteos

Leia em 2min 10s

A tecnologia de fabricação de queijos, bebidas lácteas e iogurtes, desenvolvida pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), será uma das atrações que a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) vai apresentar na 59ª Expofeira Agropecuária de 2011. O evento teve início ontem e vai até domingo, em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

 

Durante o evento, a miniusina Via Láctea vai reproduzir para o público o funcionamento de uma indústria de lácteos, desde a análise da matéria-prima até a distribuição do produto.

 

Através de um estande de vidro, a Via Láctea vai permitir que o público acompanhe passo a passo todo o processo de produção de laticínios, em pequena escala. "Ao final, os visitantes degustam os produtos e recebem informações de um técnico da Epamig sobre como produzir, quais equipamentos necessários, a importância da higiene na produção e na qualidade dos alimentos", explica a coordenadora de Transferência e Difusão de Tecnologia do ILCT, Luiza Albuquerque.

 

Segundo ela, o acompanhamento dos processos de fabricação de produtos lácteos permite que o produtor conheça o funcionamento de uma indústria e, a partir daí, possa implementar seu próprio negócio. "A possibilidade de fabricação de produtos lácteos em pequena escala, dentro dos padrões de qualidade, é um aspecto importante repassado ao público. Com os conhecimentos difundidos pela Via Láctea, os agricultores familiares podem se unir em cooperativas ou associações e iniciar a produção, aumentando a renda familiar e melhorando a qualidade de vida", ressalta Luiza Albuquerque.

 

Incentivo - Na 59ª Expofeira de Juiz de Fora, a Via Láctea será instalada no Salão do Leite, espaço que abrigará diversas instituições do segmento do leite e derivados. A previsão é processar, diariamente, cerca de 200 litros do plroduto para a fabricação de iogurte, bebidas lácteas, leite aromatizado de morango, pêssego e ameixa, muçarela, nozinhos de queijo, queijo Minas frescal tradicional e com milho para degustação do público. No dia 24, a abertura do Salão do Leite será a partir das 16h até as 21h.

 

O evento, promovido pela Secretaria de Agropecuária e Abastecimento da Prefeitura de Juiz de Fora, é considerado uma importante realização para incentivar o agronegócio e valorizar o homem do campo. Entre as novidades deste ano está a ampliação do local onde acontece a feira. Além do Parque de Exposição, a área ao lado do Clube Hípico e Campestre de Juiz de Fora vai ser utilizada, ampliando o espaço, que era de 50 mil metros quadrados, para um total de 120 mil metros quadrados.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Feira da panificação prevê gerar R$ 600 mil

Evento do setor de pães e massas será realizado até amanhã, no Centro de Negócios do ...

Veja mais
Dificuldade para planejar a produção aumenta os custos das empresas

Quanto custa, para a indústria brasileira, receber as matérias-primas, separar, estocar, levar à li...

Veja mais
Produtores de batata reclamam da cotação no mercado

Com grande oferta, a bataticultura não traz rentabilidade para o produtor   Os produtores de batata do Sul...

Veja mais
Farmax investe em logística

Para crescer, fabricante de cosméticos está estruturando transportadora própria.   A Farmax ...

Veja mais
Houston inicia a produção de bicicletas da linha Rebelde

A Houston, maior fábrica de bicicletas das Américas, iniciou a fabricação da linha de bicicl...

Veja mais
Classe C resiste a perder seus "luxos"

A classe média brasileira tem resistido a fazer algumas mudanças em sua cesta de compras, apesar do desaqu...

Veja mais
Cade admite rever decisão sobre o caso Nestlé-Garoto

Pela primeira vez desde que vetou a compra da Garoto pela Nestlé, em 2004, o Conselho Administrativo de Defesa Ec...

Veja mais
Material escolar: Fabricantes preparam a volta às aulas e esperam crescer 3%

A indústria de material escolar já se prepara para a volta às aulas de 2012. A meta do setor gr&aac...

Veja mais
Consumo doméstico de alumínio cresce 13,2% no primeiro semestre

O consumo doméstico de transformados de alumínio cresceu 13,2% nos seis primeiros meses do ano, para 693,5...

Veja mais