Classe C faz Extra 'imitar' Pão de Açúcar

Leia em 2min 10s

Aumento da renda faz consumidor valorizar produtos como pratos semiprontos e light, diz vice-presidente do grupo


Conclusão do processo de conversão das redes aumentou para 204 a quantidade de lojas Extra Supermercado

A rede Extra Supermercado caminha para o mesmo modelo de vendas -ênfase na praticidade e na saúde do consumidor- das lojas com o nome do grupo a que pertence, o Pão de Açúcar.

Segundo o vice-presidente executivo do grupo, José Roberto Tambasco, o aumento na renda do brasileiro ampliou o consumo de produtos semiprontos, característica comum ao Pão de Açúcar.

Com 204 lojas no país, sendo 188 do processo de conversão das redes CompreBem e Sendas, o "novo" Extra trouxe a característica e adaptou outras, como a padaria e a rotisseria.
Segundo a rede, a estratégia fez com que as vendas de pratos prontos congelados crescesse até 60% em algumas lojas após a transição, ante o desempenho nas antigas bandeiras.

Para o executivo, o resultado é reflexo das rápidas mudanças no perfil do consumidor brasileiro. E isso tem levado a alteração no perfil das lojas do grupo.
"Conforme o consumidor migra de classe, maior é o seu interesse pelos pré-prontos, pela saudabilidade, praticidade. Por isso o Extra se aproxima dessa tendência."

Tambasco afirmou que a condição tem favorecido uma "forte discussão" no grupo, de que o Pão de Açúcar precisa estar cada vez mais pronto para o consumidor que busca mais praticidade e saúde.
"Há um longo tempo estudamos o consumidor de classe média, o grande consumidor brasileiro, e sempre estamos procurando ajustar as lojas a esse perfil, do cliente com maior poder de compra e exigências", disse.

MODELO

Caminhar para o mesmo modelo do Pão de Açúcar também alterou o quadro do grupo. Agora, o Extra Supermercado tem mais lojas que o Pão de Açúcar no país, atualmente com 155 unidades.

A conversão iniciada há 18 meses custou R$ 230 milhões. Das 221 lojas CompreBem e Sendas, somente 11 se transformaram em Pão de Açúcar. Outras 20 foram convertidas em Extra Hipermercado e duas em Assaí, que tem perfil no atacarejo (atacado e varejo).
O vice-presidente executivo do grupo afirmou que o desafio agora é conquistar a fidelidade do cliente. Para isso será usada a marca Extra para aumentar a presença do consumidor nas lojas.

Além do Extra Supermercado e Hipermercado, a rede tem o Extra Fácil, com lojas menores para atender bairros, o Extra.com na internet, postos de combustíveis e drogarias Extra.

A estratégia do grupo para os hipermercados é avançar por regiões ainda inexploradas. Como exemplo, ele citou Cuiabá (MT), que no ano passado recebeu um Extra Hipermercado. "Era uma capital sem hipermercado e que agora tem uma loja", disse.


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Pão de Açúcar prevê 60 novas unidades do Assaí em três anos

Grupo pretende abrir 20 lojas de seu 'atacarejo' - mistura de atacado e varejo - por ano entre 2012 e 2014 Uma das apo...

Veja mais
GPA estuda fusões e pretende rever formato da Droga Extra

O presidente do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Enéas Pestana, afirmou que a companhia realiza es...

Veja mais
Grandes redes ampliam assédio aos pequenos

Entrada do Dia%, do Carrefour, e expansão do TodoDia, do Walmart, preocupam setor supermercadista do Estado Os g...

Veja mais
Termômetro das gôndolas

60%das 134 categorias de bens não duráveis pesquisados pela Nielsen no primeiro semestre do ano apresentar...

Veja mais
Marfrig cria a Keystone Foods América Latina

O Grupo Marfrig anuncia hoje a criação da Keystone Foods América Latina, empresa especializada na p...

Veja mais
Safra menor no país poderá elevar a importação de trigo

A quebra de safra do trigo e o aumento do consumo podem ampliar tanto as pressões inflacionárias quanto as...

Veja mais
Paulista Dori lucra milhões com bala de goma e estuda abrir no Nordeste a sua quarta fábrica

Compenetrada na sua função de empacotadora, a jovem Maria Augusta mal pisca. Ela integra a linha de produ&...

Veja mais
Chiclete deixa o recreio e vai para a balada

Um mercado de R$ 2,4 bilhões, de balas e gomas de mascar, está mudando de foco. Esses produtos vêm d...

Veja mais
Pão de Açúcar

O presidente do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana, disse na sexta-feira que as drogarias da...

Veja mais