MG: Vendas dos supermercados caíram 3,07% em setembro

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As vendas dos supermercados mineiros registraram queda de 3,07% em setembro frente igual mês de 2007, em valores deflacionados pelo Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado também foi negativo na comparação com o mês anterior de igual ano, quando foi contabilizada queda de 4,71%. No acumulado dos nove primeiros meses de 2008 foi verificado crescimento de 4,72%. Os dados são do Termômetro de Vendas da Associação Mineira de Supermercados (Amis), divulgado ontem.

 

O superintendente da entidade, Adilson Rodrigues, ressaltou que a queda na comercialização do setor no nono mês de 2008 ante agosto foi influenciada pelo efeito calendário, já que setembro contou com quatro finais de semana contra cinco de agosto. O mesmo aconteceu na comparação com setembro de 2007, que contou com cinco finais de semana. "Sábado é o melhor dia para vendas dos supermercadistas. Também temos que considerar que setembro do ano passado é uma base de comparação forte", frisou.

 

De acordo com ele, a redução nas vendas não está relacionada com a crise internacional. Ele citou que o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICCBH), apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis (Fundação Ipead), em outubro não apresentou queda, aliás registrou o melhor desempenho desde 2004, quando o estudo foi criado.


 
Segundo a Associação Mineira de Supermercados, o setor deve fechar o ano com vendas 4,5% superiores 

 

Renda - Adilson Rodrigues afirmou que os setores mais dependentes do crédito, de maior valor agregado, são os que podem sofrer mais com as oscilações do mercado externo, caso medidas não sejam tomadas. "Isso pode beneficiar o setor, já que com a renda menos comprometida sobra mais para gastar nos supermercados", analisou.

 

Para o próximo mês, a expectativa de Rodrigues é de expansão de cerca de 2% frente outubro de 2007. Já na comparação com setembro, a projeção varia de 2,5% a 3%. "Acredito que, diferente deste mês, outubro será marcado pelo crescimento nas vendas", ressaltou.

 

O superintendente da Amis disse que o ano deve fechar com incremento de 4,5% nas vendas e que para 2009 a estimativa hoje é de alta de 3,5%. "Não trabalhamos esperando recessão, queda nos negócios. Vamos crescer no próximo ano, porém em um ritmo menor", salientou.

 

Ele afirmou que o setor está fechando o planejamento para 2009, que inclui geração de 5 mil postos de trabalho, além de aportes de R$ 100 milhões a R$ 120 milhões.

 

Ainda de acordo com a Associação Mineira de Supermercados, todas as regiões do Estado registraram queda nas vendas em setembro frente agosto. Nas regiões Centro-Oeste (-3,79%), Rio Doce (-5%), Sul (-5,63%), Zona da Mata (-5,88%) e Triângulo (-3,32%) as retrações foram mais acentuadas. A região Central amargou recuo de 4,05% e a Norte apresentou a menor queda (-0,21%).

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


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