Brasil vai retirar 6 milhões de sacas de café do mercado para fazer estoques

Leia em 2min

Os membros do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), em sua 58ª Reunião Ordinária, aprovaram proposta do Conselho Nacional do Café (CNC) para a retirada de 6 milhões de sacas do mercado. Trata-se da formação de estoque estratégico por parte do setor privado.

 

Esse inédito programa, ao contrário do modelo de formação de estoques públicos, permite o retorno antecipado de parte desses cafés ao mercado caso a cotação evolua para o nível de preço estabelecido, que é de R$ 306,34.

 

Utilizando-se como fonte de recursos o Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), o setor privado renovará o volume de 6 milhões de sacas a cada dois anos, sempre no início (julho) do ano safra de bienalidade alta (safra cheia) do café.

 

Para o presidente do CNC, Gilson Ximenes, este programa é de suma importância, haja vista que não dá previsão de retorno do café ao mercado, conforme ocorre com os financiamentos de estocagem.

 

"Apesar de a estocagem objetivar a promoção de um efeito anticíclico na bienalidade da oferta brasileira, a previsibilidade do retorno desses cafés ao mercado tem gerado prejuízo ao produtor, considerando-se que há depreciação dos preços nos períodos em que se encontram os vencimentos das operações", explicou.

 

Preços

 

De acordo com ele, os níveis de preço, nesse novo modelo, é que determinarão o fluxo de retorno do café. "Outra grande vantagem do programa é que não há depreciação do produto, como ocorria com os estoques públicos, visto que ele pode ser renovado a cada dois anos", disse Ximenes, que completou lembrando que a iniciativa inovadora não gera ônus à União, além dos ganhos da valorização do estoque ficarem com o setor produtivo da cafeicultura brasileira.

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento encaminhará voto à próxima reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional), que deverá ocorrer no final de novembro, para que seja efetuada a implantação do programa. As informações são da assessoria de imprensa do Conselho Nacional do Café.

 

Os membros do Conselho Deliberativo da Política do Café farão a retirada de 6 milhões de sacas do mercado. Trata-se da formação de estoque estratégico por parte do setor privado.

 

Veículo: DCI


Veja também

Pão de Açúcar quer vender 4,8 mil ceias de Natal

Desde que a rede Pão de Açúcar iniciou a venda de ceias de Natal, há seis anos, as vendas de...

Veja mais
Natal anima doçarias a elevar pessoal em 50%

Depois de antecipar em dois meses a produção e venda de panetones e itens de Natal, as doçarias e s...

Veja mais
Preços do leite caem e oferta cresce menos

As sucessivas quedas nos preços do leite juntamente com os custos mais elevados aos produtores têm feito co...

Veja mais
Indústria de rastreador cresce até 40% com regra do Contran

A aprovação pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) do cronograma para a instalaçã...

Veja mais
Otimismo anda por ferrovias e hidrovias

Mesmo tímido, o avanço da movimentação de carga pelas ferrovias e pelas alternativas aquavi&...

Veja mais
Terceirização é viável, desde que regulamentada

A regulamentação da terceirização é um dos temas de maior destaque na pauta de projet...

Veja mais
GP sai do controle da ALL e fundos entram

Onze anos depois de ter arrematado a malha Sul da Rede Ferroviária Federal no leilão de privatizaç&...

Veja mais
Turbulência e nova estratégia fazem Wal-Mart crescer

A Wal-Mart vive momentos emocionantes. O grupo varejista de Bentonville (Arkansas) vem registrando um crescimento de doi...

Veja mais
Segure as pontas

Se seu filho é daqueles que prefere canetinha porque lápis de cor sempre quebra a ponta, a Faber-Castell p...

Veja mais