As vendas do varejo brasileiro tiveram no mês de julho um crescimento de 7,1% na comparação com o mesmo período de 2010, apontam informações divulgadas pelo IBGE em sua Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). O resultado foi o mesmo de junho e manteve o acumulado do ano em uma alta de 7,3%. Nos últimos 12 meses, o crescimento ficou em 8,5%, abaixo dos 8,9% de maio.
O segmento de supermercados, hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve mais um mês de vendas abaixo da média: desta vez, crescimento de 4,5%, acima dos 2,7% de junho. "O setor vem crescendo de forma moderada este ano. Em julho, especificamente, a desaceleração da inflação deu um novo impulso às vendas", diz Luiz Goes, sócio-sênior e diretor da Gouvêa de Souza (GS&MD).
Com a manutenção da alta de 7,3% das vendas no acumulado do ano, as expectativas do varejo para este ano são otimistas. "O desempenho certamente ficará acima do PIB, pelo nono ano seguido. O cenário macroeconômico é positivo e a confiança dos consumidores mantém-se em níveis elevados, apesar da alta da inadimplência, que poderá trazer consequências no final do ano e no início de 2012. Ainda não está claro, porém, se os desdobramentos da crise internacional terão um forte impacto sobre o mercado brasileiro", conclui. "As vendas mantiveram o bom desempenho, com destaque para os bens duráveis, que continuaram avançando em dois dígitos", completa o analista.
Considerando-se o Varejo Ampliado (que também envolve automóveis e material de construção), as vendas subiram 7,7%, acumulando 9% de alta no ano: as vendas de automóveis avançaram 8,8%, contra 12,6% em junho, e o material de construção subiu 7,5%, contra 13,4% no mês anterior.
Veículo: DCI